Coronavírus: Davi pede recursos e reforço das Forças Armadas na fronteira

Parlamento deverá aprovar liberação de R$ 5 bilhões para preparar unidades de saúde para o enfrentamento à doença
Compartilhamentos

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM) pediu em Brasília por recursos e reforço das Forças Armadas na fronteira para ajudar a conter os impactos sociais, econômicos e sanitários do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil.

Alcolumbre tratou do tema na quarta-feira (11), em reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, líderes partidários do Congresso, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Autoridades definiram atuação frente à crise. Fotos: divulgação

As autoridades decidiriam que o governo federal deverá editar uma Medida Provisória para liberar emergencialmente cerca de R$ 5 bilhões para o Ministério da Saúde usar no tratamento das populações que poderão ser atingidas. Os recursos serão usados nas 40 mil unidades de saúde dos 5 mil municípios brasileiros. 

“O Parlamento sabe o tamanho da sua responsabilidade neste momento. Esses recursos, através de uma MP, podem ser votados e autorizados imediatamente, sem ficarem limitados pelo teto de gastos, amparados na legislação pelo caráter emergencial do momento. Estamos prontos para socorrer o governo nesta pandemia e juntos, sem pânico, mas com seriedade e sem politizar o assunto, vamos trabalhar com os ministérios diretamente envolvidos”, afirmou Alcolumbre.

O senador também disse que é preciso acompanhar, atentamente, o trânsito de viajantes e o fluxo migratório nas fronteiras, a exemplo do que já foi solicitado pelo governo do Amapá que pleiteou a presença das Forças Armadas na fronteira com a Guiana Francesa, onde 5 casos da doença já forma confirmados.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!