Covid-19: Amapá assume envio de amostras suspeitas para o Evandro Chagas

MS não vem cumprindo com o transporte das amostras
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O governo do Estado contratou em caráter de urgência uma empresa que transportará para o Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA), a amostras coletadas de pacientes suspeitos de contaminação pelo covid-19, em Macapá.

O material coletado será enviado até o fim do dia, segundo informou o superintendente de Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia, nesta quarta-feira (18).  

Ontem (17), a SVS revelou que uma semana depois de o primeiro caso suspeito ter sido notificado, nenhuma das amostras coletadas tinha sido enviada pelo Ministério da Saúde ao Instituto Evandro Chagas.

“O boletim epidemiológico do Ministério da Saúde deixou claro que o transporte seria responsabilidade do MS, mas fomos abandonados aqui. Agora, o Ministério está dizendo que os estados têm autonomia para fazer o transporte”, comentou.

Instruções do Ministério da Saúde sobre o envio deixa claro que Lacen apenas solicitaria transporte

A logística de transporte é delicada. As amostras precisam ser entregues em baixa temperatura e depois acondicionadas em gelo seco num recipiente à prova de contaminação.

Como ontem a prefeitura notificou mais dois casos suspeitos, totalizando oito, ainda não é possível precisar quantas amostras serão enviadas no total no dia de hoje.

A direção da Vigilância Nacional Epidemiológica confirmou ontem ao senador Randolfe Rodrigues (Rede), que enviará ao Amapá um equipamento que permitirá o diagnóstico no Estado. Essas tratativas também vem sendo conduzidas pela SVS, mas o equipamento só deverá chegar em duas semanas.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!