Covid-19: Casos suspeitos chegam a 50 em Macapá

Números foram confirmados pela Semsa e pelo Ministério Público do Estado, após inspeção no Lacen. Até agora, nenhum amostra foi enviada ao Instituto Evandro Chagas
Compartilhamentos

A Secretaria de Saúde de Macapá (Semsa) divulgou no início da tarde desta quarta-feira (18), que pelo menos 50 casos suspeitos de covid-19 estão sendo acompanhados. O número bate com a quantidade de lâminas que o Ministério Público do Estado encontrou no Lacen aguardando envio para o Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA).

Foi durante uma inspeção realizada de manhã por uma equipe da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde. O objetivo era verificar denúncias de que amostras não estavam sendo enviadas a Belém.

Ontem (17), a Superintendência de Vigilância em Saúde já havia divulgado que o Ministério da Saúde não estava cumprindo com seu papel de fazer o transporte das amostras coletadas. Hoje, o governo do Estado anunciou a contratação de uma empresa para fazer o transporte de todas as amostras.

De acordo com o MP, o Lacen também estaria com problemas para acondicionar as amostras, como a falta de gelo seco e de refrigeradores adequados. As amostras estão sendo guardadas em um freezer doméstico comum.

“Quanto ao freezer para acondicionamento adequado, foi recomendado que seja providenciado, imediatamente, um aparelho com capacidade de preservação das amostras pra -70° centígrados”, informou o MP em comunicado distribuído à imprensa.

A promotoria informou que notificará a SVS e a Secretaria de Saúde do Estado.

Freezer doméstico onde amostras estão sendo guardadas no Lacen. Foto: MP/Divulgação

Quarentena

De acordo com a prefeitura, todos os pacientes foram medidas e estão em quarentena domiciliar.

“Após coleta de exame, eles foram liberados para isolamento domiciliar por apresentar sintomas leves da doença, recebendo kits de máscaras e recomendações sobre cuidados básicos”, informou comunicado da Semsa.

“Ao Município cabe o primeiro atendimento e avaliação de casos suspeitos com sintomas da doença em todas as Unidades Básicas de Saúde. Como parte do Plano de Enfrentamento ao Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde definiu o fluxo de atendimento a casos suspeitos de Coronavírus. O protocolo trata das providências a serem tomadas quando pacientes suspeitos da síndrome respiratória buscarem atendimento em uma unidade do Município”.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!