Covid-19 na Guiana: SVS nega morte de paciente, mas confirma 1º caso de transmissão

Nenhum dos casos da Guiana é grave, afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS), Dorinaldo Malafaia, negou nesta sexta-feira (13) que tenha ocorrido uma morte na Guiana Francesa em decorrência do novo coronavírus.

De acordo com ele, até agora a Guiana tem seis casos confirmados, sendo cinco importados, ou seja, de pessoas que chegaram de outros países já infectadas. Contudo, o sexto caso foi da primeira transmissão em solo guianense.

Dorinaldo, que mantém contato diário com a vigilância epidemiológica na Guiana também através de um sistema de informações, disse que todos os casos estão sendo acompanhados pelas autoridades francesas.

“Todos devidamente isolados e acompanhados. No caso do coronavírus existe o isolamento domiciliar e o hospitalar quando o quadro agrava muito. Nenhum desses casos é hospitalar”, revelou.

O superintendente fez que estão de lembrar que o vírus tem se espalhado em grande velocidade, mas com baixa letalidade.

“Também há uma epidemia de pânico, onde todo mundo vira doutor no assunto. Por enquanto, existe muita disseminação do vírus, mas pouca letalidade em pessoas mais novas, mas isso pode mudar”, advertiu.

Paciente em Oiapoque foi descartado como caso suspeito. Foto: Foto/Arquivo

Caso suspeito

O Amapá é um dos três estados que ainda não possui casos suspeitos. Ontem (12), os técnicos da SVS descartaram um caso como suspeito em Oiapoque. O paciente chegou da Guiana Francesa com sintomas de gripe. 

“Mas foi uma pessoa que não se enquadrava no perfil. Tinha a síndrome gripal, mas fomos descartando pelos sintomas”, explicou Dorinaldo Malafaia.

Ainda nesta sexta-feira, o governo do Amapá deve instalar o comitê multi-setorial de contingência da doença. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!