Louceiras do Maruanum: centro vai resgatar arte ancestral da cerâmica no Amapá

O centro foi edificado na histórica comunidade quilombola do Maraunum, distrito a 55 km de Macapá.
Compartilhamentos

Está concluída a obra da instituição que deve resgatar uma antiga arte de ancestrais dos amapaenses da histórica comunidade quilombola do Maraunum, distrito a 55 km de Macapá.

Construído pela prefeitura de Macapá, o Centro das Louceiras do Maruanum tem a proposta de valorizar e difundir a cultura artesã em cerâmica praticada pelos primeiros moradores da comunidade, há mais de 200 anos.

Vista do salão de exposição do Centro, onde serão exibidas as louças em cerâmica feitas com técnica secular. Fotos: Ascom/PMM

Lá estarão expostas as louças manufaturadas pelas mulheres: ânforas, xícaras, bules, bandejas, travessas, talheres, fogareiros, alguidares e cerâmicas diversas. As peças estarão à venda, o que pode impulsionar renda e os cursos e oficinas que serão ministrados no local podem gerar empregos.

Edificado com recursos de emenda parlamentar da ex-deputada federal Fátima Pelaes e contrapartida do município de Macapá, o centro tem salão de exposição, lanchonete, salas de oficina e de trabalho, vestiários masculino e feminino, área do forno, depósitos de acervo e argila, banheiros e sala de administração.

Sacada com vista para a vila histórica do Maruanum

O espaço funcionará em gestão compartilhada entre Prefeitura de Macapá e Associação das Louceiras do Maruanum.

A vila do Maruanum é formada por cerca de 100 famílias, tendo na agricultura familiar a produção de farinha como principal fonte de renda.

Edificação foi feita com recursos de emenda parlamentar e contrapartida do município

A produção das louceiras é destaque no artesanato local. Fogões, potes e panelas de barro são produzidos manualmente por diversas artesãs das comunidades do Maruanum e Santa Luzia, um ofício passado de geração em geração.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!