Após vencer câncer, idosa usa economias e fabrica máscaras para doação

Para ajudar os vizinhos a se proteger do coronavírus, dona Raimunda Pandilha de Souza tem usado uma máquina de costurar velha
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Dona Raimunda Pandilha de Souza, de 63 anos, mora no bairro Congós, zona sul de Macapá. Mãe de 4 filhos, a autônoma venceu um câncer no útero e trabalha com a venda de cosméticos. É do serviço que ela tira uma pequena renda para se manter.

Raimunda conta que estava deitada em sua rede na semana passada quando assistiu no jornal sobre o uso obrigatório de máscaras em Macapá. Ela detalha que como a vida não está fácil para ninguém e não tem como arcar com a compra de máscaras, teve uma ideia.

“Peguei algumas camisas e panos que tinha guardado em casa, tirei do armário a minha máquina de costura que não usava há 15 anos, desde que meu filho faleceu e, comecei a fazer”, explicou.

Dona Raimunda Pandilha de Souza: ideia para ajudar quem não pode comprar máscaras. Fotos: Rodrigo Índio/SN

A atitude chamou a atenção dos vizinhos, que também não tinham condições de comprar. Isso mexeu com dona Raimunda que teve mais uma nobre ideia.

A sexagenária costurou centenas de máscaras de algodão e TNT. Os itens de proteção foram e continuam sendo distribuídos de forma gratuita para vizinhos carentes de seu bairro.

Máquina de costurar que não usava há 15 anos…

 

… tem servido para o gesto de solidariedade

Além da bela atitude, a idosa dá exemplo e fica em casa, respeitando a quarentena e não deixa a produção das máscaras parar. Porém, o que vem dificultado o trabalho é a falta de tecidos e de uma máquina mais atualizada, já que sua antiga apresenta muitos problemas que atrasam a produção.

“Só isso que dificulta. Não tenho condições de comprar mas minha filha doou elástico e o material que eu tinha aqui eu utilizei para fazer e doar pras pessoas. Fiz agora mais de 100 pra doar pro povo da ponte e se puder farei muito mais”, ponderou Raimunda.

Os tecidos e panos velhos da casa viraram utensílio de prevenção

Mesmo com a dificuldade, a mulher que já viveu diversos dramas na vida, garante que não deixará de produzir as máscaras para aqueles que mais necessitam.

Quem tiver interesse em colaborar com tecidos, elásticos, linha ou doar uma máquina de costura para que dona Raimunda trabalhe com mais rapidez e aumente a produção, pode entrar em contato com ela pelo número (96) 991562151.

Para continuar a fabricar as máscara, dona Raimunda aceita receber doação de material para costura

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!