Antes mesmo da demissão nesta quinta-feira (16) do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o senador Lucas Barreto (PSD) já havia anunciado um dia antes que deixaria a vice-liderança do governo no Congresso Nacional em apoio ao agora ex-ministro.
Lucas deu a declaração ao portal do jornal Estadão. Segundo o veículo, ele comunicou a decisão ao líder do governo na Casa, Eduardo Gomes (MDB), e também ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM).
“Como o Mandetta vai sair, estou deixando a vice-liderança. Neste momento, o pior que podia acontecer é a sua demissão. Vejo ele como um dos melhores ministros e esta foi a gota d’água”, disse o senador ao jornal paulistano.
O agora ex-ministro Luiz Henrique Mandetta foi oficialmente demitido hoje, mas uma crise profunda entre ele e o do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), já se arrastava por semanas.
Bolsonaro divergia sobre o direcionamento dado pelo ministério sobre a política de enfrentamento ao novo coronavírus no país. Centralmente, o presidente não concordava com as medidas de isolamento social, que seriam prejudiciais à economia.