Cada vida salva é uma vitória, dizem profissionais no Dia da Enfermagem

Segundo o Conselho de Enfermagem, 140 profissionais foram infectados no Amapá com o novo coronavírus
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Nesta terça-feira (12), é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem. Durante o período da pandemia, a importância do trabalho desses profissionais não poderia estar mais nítida: são eles que recebem os infectados, os acolhem e checam diariamente suas condições físicas, emocionais e psicológicas.

São eles também, muitas vezes, as últimas pessoas que têm contato com aqueles que não resistem à doença. Em um bate-papo com alguns profissionais eles destacam que a data comemorativa este ano é de menos homenagens e mais luta pela vida. Para eles, cada vida salva é uma vitória.

Com os colegas em plantão, o enfermeiro Reginaldo Santos da Silva (segundo da esquerda pra direita): entrega por inteiro. Fotos: arquivo pessoal

Reginaldo Santos da Silva, de 40 anos, é enfermeiro desde 2007 e atua no setor de urgência e emergência da Unidade Básica de Saúde (UBS) Marcelo Cândia, que faz atendimento exclusivo para coronavírus em Macapá. Ele diz que esse dia 12 de maio é atípico de todos os anos por estar afastado da família e por ser um momento bastante difícil.

“O Dia das Mães não foi o mesmo, só choro e saudade. Estamos aqui dando a vida por pessoas que não conhecemos, mas trabalhamos com amor e dedicação. Cada vida que salvamos é o melhor pagamento que alguém poderia ter. E quando perdemos uma vida nossa autoestima fica abalada, nosso psicólogico fica abalado, nos entregamos por inteiro”, disse.

Enfermeiro trabalha na UBS Marcelo Cândia

Com vários amigos do trabalho infectados, Reginaldo detalhou ainda como está sendo o enfrentamento à covid-19.

“Está sendo massacrante e estressante. Estamos para entrar em colapso, não temos quase estrutura. Muitas pessoas chegando com os sintomas e sendo detectado e às vezes, não temos o que fazer, e isso é o que mais dói. Mas saibam que estamos fazendo o possível e o impossível pelas pessoas”, garantiu o enfermeiro.

Karina Assunção Filocreão coordena a UPA Zona Norte

Karina Assunção Filocreão, de 26 anos, atuou por 4 anos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Serviço de Assistência Especializada (SAE). Atualmente, é diretora da UPA da Zona Norte. Para ela, o momento desafiador mais do que nunca é de reflexão, luta e união.

“Somos capazes e competentes, pois a luta pela nossa profissão começa por um movimento interno em cada um de nós. Precisamos erguer a cabeça, não nos entregar, e sim ir melhorando ainda mais para ajudar a quem precisa”, comentou.

Enfermeira diz que momento requer união

Nessa pandemia, Karina pondera que por serem profissionais da assistência e do cuidado, acabam se tornando confidentes de pacientes e familiares. Para a enfermeira, tudo isso vai além da profissão e atinge o lado humanitário, já que na luta contra a covid todos vêem no profissional da saúde a esperança da vida.

“Cada vida salva é uma vitória. Os enfermeiros estão lidando também com as questões existenciais do indivíduo, mostrando que nós, além de tudo que já fazemos, sabemos trabalhar com o sofrimento humano num momento de fragilidade social como o que estamos vivenciando”, concluiu Filocreão.

Profissionais de saúde protestam no HCA/PAI. Foto: Rodrigo Índio/arquivo SN

Reginaldo e Karina falaram em nome de diversos profissionais que estão nas unidades de saúde ou em casa na quarentena depois de serem infectados pela covid.

O Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Coren/AP) informou que no Brasil cerca 13 mil enfermeiros estão afetados pelo novo coronavírus e 98 já perderam a vida decorrente da nova doença. A instituição detalhou que os números no Amapá até o dia 28 de abril, apontavam que 140 profissionais estavam infectados e um óbito havia sido registrado.

Inclusive, a Presidente do Coren-AP, Emília Pimentel, está em isolamento com a covid. A entidade fala ainda que há grande subnotificação.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!