Detentos tentam destruir bloqueadores de celular; segurança reage

Houve momentos de tensão com a entrada da segurança nos pavilhões. Penitenciária fica localizada na zona oeste de Macapá.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Detentos do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) fizeram um motim na manhã desta segunda-feira (11). O objetivo era destruir os locais onde foram instalados os bloqueadores de celular. Houve confronto e alguns presos ficaram feridos.

De acordo com uma fonte no Iapen, tudo começou quando as celas do pavilhão F1 foram destrancadas para o banho de sol dos detentos. Alguns presos foram flagrados tentando depredar os aparelhos, que foram instalados para impedir a comunicação feita por meio de celular de dentro do presídio.

Os detentos queriam danificar os bloqueadores de celular. Fotos: Divulgação

“Houve esse confronto dentro do pavilhão, vieram para cima dos agentes e, aí, foram feitos disparos com balas de borracha porque eles estavam tentando quebrar os bloqueadores”, detalhou uma fonte do Iapen consultada pelo Portal SelesNafes.Com ainda durante a crise.

Procurado, o diretor do Iapen, Lucivaldo Costa, confirmou a versão, mas garantiu que a situação está sob controle.

Como a ocorrência ainda está andamento, não foi possível contabilizar o número de feridos até esta publicação.

Momento da entrada dos agentes

Funcionamento

Mesmo já instalados, os bloqueadores ainda não foram entregues para o Iapen e tampouco estão funcionando. Um boato de que eles passariam a funcionar teria motivado a ação.

“Funcionam parcialmente. A empresa ainda não entregou ao Iapen. Faltam ajustes que estão sendo providenciado pela empresa contratada”, comentou Lucivaldo Costa.

Do lado de fora do presídio, parentes e esposas dos detentos se desesperaram depois de receber mensagens dos próprios detentos por WhatsApp relatando que tinha ocorrido tiroteio.

“Ninguém veio trazer informação para as famílias. Só vou sair daqui quando eu souber. É a vida do meu filho”, disse Edinete do Nascimento.

Outros parentes também afirmaram que detentos supostamente contaminados com a covid-19 estariam junto com outros detentos. Ouça.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!