Família desmente notícia politizada sobre descaso da saúde pública com matriarca; entenda

Eles são membros de uma tradicional família do quilombo do Curiaú, em Macapá.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Uma matéria veiculada em um portal de notícias local, com informações inverídicas, vem causando transtornos a membros de uma tradicional família do quilombo do Curiaú, em Macapá. Eles sentiram-se lesados pela reportagem.

A família Menezes da Silva está passando por dias difíceis com a internação da matriarca Rocilda Joaquina da Silva, de 84 anos. Ela sentia falta de ar, fraqueza e incômodo intestinal.

Rocilda Menezes com a filha Nilza. Fotos: Arquivo Familiar

De bom grado, a família recebeu um jornalista que fez uma matéria sem utilizar o que realmente a família lhe disse, aproveitando a oportunidade para tentar politizar o caso em relação à situação de quase colapso pela qual passa a saúde no Amapá, afirmam os familiares.

Mesmo com a situação de dificuldade sendo notória e, inclusive, admitida pelas autoridades públicas, nem tudo pode ser jogado em uma “vala comum” de descaso – garantem Menezes da Silva.

Foto da matriarca em unidade de saúde. Imagem teria sido politizada, segundo família

A situação é mais delicada porque o próprio quadro de saúde da matriarca tem relação com duas perdas da família Menezes da Silva. Primeiro, ela perdeu uma filha, há cerca de quatro meses, e no dia das mães acabou perdendo uma neta. Nenhum dos dois casos está relacionado com a covid-19.

Em carta, a família esclareceu.

“Em primeiro [lugar], queremos agradecer a Deus por tudo, em segundo lugar queremos deixar claro que nossa mãe não foi diagnosticada com covid-19, o quadro dela era de infeções urinária e intestinal e uma tristeza profunda, que não estava permitindo com que ela se alimentasse e por isso ficou desidratada e com o corpo enfraquecido e o quadro respiratório dela foi afetado, ela está se sentindo muito cansada”, diz trecho da carta, divulgada pela família em uma rede social.

Rocilda Joaquina da Silva tem 84 anos

A matéria tinha um título chamativo sobre a falta de exames e que dava a entender que a paciente não tinha sequer como tomar banho, frente aos supostos maus tratos que recebia na unidade de saúde.

“Decidimos levá-la ã UBS onde ficou em observação e depois foi oficialmente internada e onde teve excelente acompanhamento com profissionais qualificados, competentes, gentis, atenciosos e carinhosos. Então gente, pedimos encarecidamente e pelo amor de Deus, parem de ficar espalhando e compartilhado fake news e mentiras desnecessárias, pelo menos respeitem nossa família e parem de usar a imagem da nossa querida e amada mãezinha”, diz outro trecho da carta assinada pela família Menezes da Silva.

A família Menezes da Silva está passando por dias difíceis com a internação da matriarca

A matriarca foi atendida primeiramente na Unidade Básica de Saúde Álvaro Correa, no São Lázaro, zona norte de Macapá. Em seguida, foi transferida para o Centro de Covid 3, que fica em Santana, cidade a 17 km de Macapá.

A transferência foi aconselhada por médicos, devido à idade da paciente. Ela está estável e consciente, mas ainda sem previsão de alta.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!