Iapen confirma primeiros casos de covid e sarampo

Um dos presos está baleado e se recupera no Hospital de Emergência de Macapá. Foto: Ascom/Iapen
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Três presos do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) testaram positivo para a covid-19. Um deles, baleado após um motim na semana passada, contraiu a doença no Hospital de Emergência de Macapá.

O preso foi ferido quando os policiais penais tentavam impedir que os detentos quebrassem os bloqueados de celulares. Detentos jogaram pedras, paus e um deles chegou a sacar uma arma. Os policiais reagiram com munição letal e balas de borracha. Oito presos ficaram feridos, mas apenas um (com a covid) permanece internado no HE.

Um segundo preso teria chegado doente após uma operação da Polícia Federal, e está isolado numa cela especial. O terceiro detento está em isolamento domiciliar.

Policiais reagiram com munição letal e balas de bocharra

“Continuamos com as barreiras evitando que a covid se alastre para dentro do cárcere. Nossos servidores estão passando por testes rápidos”, comentou o diretor Lucivaldo Monteiro.

Assista a íntegra o vídeo, onde o Monteiro também fala dos casos de sarampo. De 40 testes feitos, três tiveram resultado positivo.

Esses foram os primeiros casos de covid no Iapen desde o início da pandemia. Antes dos casos, o instituto tinha tomado medidas restritivas sendo a primeira delas a suspensão das visitas e das escoltas externas.

Além dos testes rápidos, os servidores receberam EPIs e os presos produtos para estimular a higiene e limpeza dentro das celas.

Presos são vacinados contra o sarampo. Fotos: Ascom/Iapen

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!