Oiapoque: Com prefeita afastada, adversários enxergam momento favorável

Arthur do Areal é visto como um dos principais nomes para disputar a prefeitura com o enfraquecimento da prefeita Maria Orlanda, afastada do cargo
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O inferno astral que vive a prefeita de Oiapoque, Maria Orlanda Garcia (PSDB), fertilizou o solo para os adversários. O mais animado deles é o empresário da construção civil Arthur do Areal (PSD), que nos últimos anos apenas colecionou derrotas na rivalidade com ela.

Aos 50 anos, Arthur Lima de Sousa (nome de batismo) tem em Maria Orlanda sua principal adversária política desde a época em que os dois disputavam a presidência da Câmara Municipal, pleito vencido por ela por duas vezes.

A última derrota para Maria Orlanda foi na eleição de 2016, quando ela foi eleita prefeita com 4.834 votos. Arthur do Areal ficou em segundo, obtendo 3.507, uma diferença de 1.327 votos.

Artur do Areal saiu do PSB em 2015 e filiou-se ao PV para disputar a eleição contra Maria Orlanda. Hoje, ele está no PSD, do senador Lucas Barreto, e busca a benção do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), parceiro de longa data de Maria Orlanda.

Além de Artur do Areal, dois vereadores tentam se credenciar para disputar o comando do município: Professor Luiz (PSB), ligado à família Capiberibe, e Climar Fontineles (Pros), que pertence ao grupo do vice-governador Jaime Nunes e do deputado federal Acácio Favacho. Climar, inclusive, comanda a comissão parlamentar criada para acompanhar as investigações da Polícia Federal na prefeitura.

Maria Orlanda ao lado do vice, que agora governa o município

Vereador Climar Fontineles também busca credenciamento político. Fotos: Divulgação

Depois de uma carreira política vitoriosa, o destino da prefeita Maria Orlanda é incerto. Alvo de duas operações sucessivas da PF, ela é acusada de uso indevido de medicamentos e equipamentos para o combate à pandemia.

Maria Orlanda segue afastada do cargo pelo Tribunal Regional Federal 1ª Região (TRF1), a pedido da PF e do MPF.

O município de Oiapoque está sendo governado pelo vice, o professor indígena Erlis Karipunas, de 48 anos.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!