Guerra entre facções deixa 9 mortos em 14 horas

Segundo a PM, além de eliminar integrantes rivais, o objetivo das organizações criminosas é obter o controle majoritário do tráfico de drogas na capital do Amapá.
Compartilhamentos

Por OLHO DE BOTO

O fim de semana ainda não terminou, mas já está marcado como um dos mais violentos do ano no Amapá. Duas facções entraram em franca disputa e geraram uma série de ataques sangrentos, que deixaram nove mortos em Macapá.

Segundo a Polícia Militar, além de eliminar integrantes rivais, o objetivo das duas organizações criminosas é obter o controle majoritário do tráfico de drogas na capital.

Morte no Jardim Felicidade 2, nesta madrugada de domingo: guerra entre facções fez 9 assassinatos em 14 horas. Fotos: Olho de Boto/SN

As execuções ocorreram entre a tarde de sábado (12) e a madrugada deste domingo (13). Foram cerca de 14 horas de matança.

O estopim para a guerra entre as facções ocorreu na tarde de sábado (12). Foi a morte de Wendel Saraiva Pinheiro, de 29 anos, conhecido traficante do Bairro Novo Buritizal. Ele foi morto com tiros na cabeça e pescoço em frente a um mini box, localizado atrás do residencial Jardim Açucena, na zona sul de Macapá. O atirador seria o integrante da organização rival conhecido como Chacal.

Tudo começou com a morte do traficante Wendel próximo ao Açucena, na tarde de sábado

Wendel foi socorrido por moradores do residencial, que o levaram até o Hospital de Emergência do Centro de Macapá. Mas, o traficante não resistiu. No meio da tarde, a notícia da morte dele ativou a sequência de assassinatos.

A equipe da Delegacia Especializada de Crimes Contra a Pessoa (Decipe) esteve na maioria dos locais de execução, mas o delegado não quis comentar sobre os assassinatos em série.

14ª dos Congós

A segunda morte decorrente da guerra direta, de acordo a polícia, aconteceu em uma vila de quartos localizada numa área de pontes da 14ª Avenida do Bairro Congós, na zona sul de Macapá.

Numa área de pontes da 14ª Avenida do Bairro Congós…

… a perícia conferiu 9 tiros 9 tiros nas costas, pescoço e no rosto de Kaiky Tavares Cardoso

Lá, atiradores não identificados descarregaram 9 tiros, segundo a perícia, nas costas, pescoço e no rosto de Kaiky Tavares Cardoso, de 17 anos. Ele morreu no local, por volta de 17h30.

11ª dos Congós

As mortes continuaram na noite de sábado. Por volta de 19h, veio o revide da facção a qual Kaiky Tavares Cardoso pertenceria. Os criminosos vingaram a morte dele executando Endrew Patrick Melo Rodrigues, 20 anos, com três tiros nas costas e, em seguida, um disparo final na cabeça.

remoção de Endrew Patrick Melo Rodrigues, morto com três tiros nas costas e, em seguida, um disparo final na cabeça

O crime ocorreu em uma área de pontes da 11ª Avenida dos Congós. Endrew Patrick estava na frente de sua casa quando foi surpreendido.

2ª Arena do Zerão

Enquanto a PM preservava a cena da morte de Endrew Patrick, a disputa entre os criminosos fazia mais uma vítima. Por volta de 19h25, o macapaense Bruno Rafael dos Santos Alfaia, de 23 anos, assistia uma partida de futebol na 2ª Arena do Bairro Zerão, zona sul, quando foi cercado por dois homens, que já chegaram atirando.

Ele foi socorrido pelo Samu até o HE. Mas, por volta de 23h35, não resistiu aos ferimentos. A PM confirmou que ele estava em regime aberto domiciliar.

Buritizal

Próximo de 21h, na Avenida Dois de Moraes, no Bairro do Buritizal, a PM confirmou mais um ataque de facções. A vítima desta vez foi o ex-detento Josiel Bacelar Soares, o “Pezinho”, macapaense de 32 anos.

Ele foi atingido por vários disparos na cabeça, peito, costas e pescoço. A PM apurou que havia sido atraído para uma emboscada – e provavelmente “caiu” porque existia um pacto de trégua entre as facções.

De acordo com a polícia, ele estava reunido em casa com várias pessoas, quando recebeu uma ligação telefônica e saiu para fora do imóvel, onde foi surpreendido pelos assassinos.

Conjunto Macapaba

Matadores de uma das facções também agiram na zona norte de Macapá. Por 19h45, no bloco 24, do Macapaba 2, eles executaram Erinaldo Ferro de Oliveira, o “Naldinho”, de 30 anos, natural de Cutias (AP).

Naldinho estava em liberdade condicional. Foto: Arquivo Policial

Ele foi alcançado pelos assassinos na entrada do bloco 24, do Macapaba 2

A vítima estava no Centro Comunitário do conjunto habitacional quando os criminosos chegaram atirando. Naldinho ainda correu em direção à sua casa no bloco 24 (foto de capa), mas foi alcançado na entrada. Foi morto com tiros e facadas. Ele estava em liberdade condicional.

Jardim Felicidade 2

A matança continuou no bairro Jardim Felicidade 2, também na zona norte, onde o maranhense Alex Vando Pereira de Melo, de 21 anos, foi morto com pelo menos 5 tiros. O crime ocorreu por volta de 23h10.

O maranhense Alex Vando Pereira de Melo foi morto…

… no pátio de uma casa onde tentou de abrigar, na Ponte do Sarita

Segundo a polícia, testemunhas disseram que ele corria pela Avenida Josefa Pelaes da Silva, perseguido por dois homens armados, e entrou correndo na Ponte do Sarita, onde tentou se abrigar, mas foi alcançado e morto no pátio de uma casa.

Ele tinha passagem pelo Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) do Amapá por roubo.

Ainda no Jardim Felicidade 2, outro membro de facção, segundo a polícia, foi assassinado já na madrugada de domingo (13), por volta de 3h.

Perícia na cena da morte de…

Diego Sérgio

Conforme a PM, Diego Sérgio Santos da Silva, de 22 anos, caminhava próximo a um mini box, na Avenida Alexandre Ferreira da Silva, quando foi surpreendido por dois homens em uma moto preta.

O Samu conferiu 4 tiros pelo corpo. A vítima já tinha passagem pelo Iapen e estava no regime aberto domiciliar.

Bairro do Muca

Foi o pai de Kiatry Rogério Lima de Freitas, de 21 anos de idade, que o levou ao Hospital de Emergência. Ele havia sido baleado por volta de 1h39, na entrada do Beco da Casa da Farinha, na Rua Pastor Deocleciano de Assis, no Bairro do Muca, zona sul de Macapá.

Apesar do esforço do pai, Kiatry Rogério já chegou sem vida ao HE. Segundo a PM, a morte do jovem também tem ligação com a matança provocada pela guerra de facções.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!