Sarampo: Amapá registra 84 casos e prepara investida contra a doença

Maioria dos casos é em Santana e Macapá, onde a transmissão já é doméstica. Foto: Rodrigo Índio
Compartilhamentos

Apenas 24,06% do público alvo foi vacinado contra o sarampo no Amapá. A informação é da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), que decidiu intensificar as ações a partir do próximo dia 21, para estimular pessoas de 20 a 49 anos a procurar a imunização.

A meta de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95%. A baixa procura, no entanto, não é uma exclusividade do Amapá, de acordo com a Sesa, e teria a ver com as medidas de isolamento durante a pandemia de covid-19.

Por isso, a campanha foi prorrogada em todo o país até o dia 31 de outubro. O MS sustenta que muitas pessoas não lembram se foram imunizadas. Mesmo que tenha sido vacinada no passado, a pessoa precisa receber uma nova dose já que a primeira vai perdendo o efeito com o passar dos anos.

“A campanha de vacinação contra o sarampo vem acontecendo desde o ano passado. Acredito que a pandemia contribuiu para baixa procura. Agora é a hora das pessoas de 20 a 49 anos procurarem pela vacina nas unidades de saúde dos seus municípios”, explicou Andréa Marvão, da unidade de Imunobiológicos, da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

Um dos dias de vacinação será em drive thru

Em 2019, dois casos de sarampo foram registrados no Estado depois duas décadas sem ocorrências. Os pacientes não tinham contraído o vírus no Amapá, mas a doença começou a se alastrar e hoje o Estado vive um surto. No total, já são 84 casos confirmados no Amapá, sendo 64 na cidade de Santana. O restante ocorreu em Macapá (19) e Mazagão (1).  

Por isso, a intensificação da vacinação começará por Santana. Veja

21 de setembro: Drive Thur praça do Fórum de Santana, de 14h às 17h

22 e 23 de setembro: Bairro Igarapé da Fortaleza, de 9h às 12h e de 14h às 17h

24 de setembro: Vila Olímpica, de 9h às 12h e de 14h às 17h

25 de setembro: Praça Cívica de Santana, de 9h às 12h e de 14h às 17h

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!