Após apagão, Procon fiscaliza venda de água e combustível em Macapá

Ação aconteceu após denúncias recebidas pelo órgão durante os dias que o Amapá ficou sem energia elétrica.
Compartilhamentos

Mesmo com o fim do apagão que assolou o Amapá por mais de 80 horas seguidas, os preços de alguns produtos com alta procura durante o período de interrupção devem permanecer abusivos, já que nos próximos dias entrará em vigor um sistema de rodízio intercalado de seis em seis horas para o fornecimento de energia elétrica no Estado.

Alguns, como gelo e água mineral, chegaram a disparar mais 400%. A gasolina também saltou abusivamente, com aumentos não autorizados. Por isso, o Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon) iniciou uma série de fiscalizações neste sábado (7), para coibir preços abusivos nas distribuidoras, mercearias e postos de combustíveis.

Loja de conveniência de posto de combustível foi flagrada com preço abusivo de água mineral. Fotos: Ascom/GEA

A ação, motivada por centenas de denúncias, tem o apoio da Delegacia de Defesa do Consumidor da Polícia Civil.

Segundo o Procon alguns estabelecimentos foram notificados e outros autuados. Um deles foi uma loja de conveniência de um posto de combustível no bairro Araxá, na zona sul da capital. Lá, o valor da água mineral de 1,5L  sendo vendido por R$ 6 e o frasco de 200ml sendo comercializado a R$ 4 – aumentos de mais de 100%.

Postos de combustíveis serão fiscalizados diariamente nos próximos dias

Em outro ponto comercial, as equipes constataram produtos sendo vendidos fora do prazo de validade e, como consequência, o comércio foi autuado e os produtos foram retirados das prateleiras.

Denúncias

Caso o consumidor sinta-se lesado ou identifique aumento abusivo de preço, denúncias podem ser registradas através do número 151 ou nas redes sociais do instituto.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!