TRE confirma eleições no Amapá, mesmo com fornecimento parcial de energia

Tribunal informou em nota que as eleições municipais serão realizadas no próximo final de semana em Macapá e nas 15 cidades do interior.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

O apagão ainda assolava o Estado quando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amapá comunicou, nesta sexta-feira (6), que o calendário das eleições será cumprido rigorosamente e as eleições municipais serão realizadas no próximo final de semana. A votação ocorre no dia 15 de novembro, domingo.

A informação foi divulgada em meio ao apagão, provocado por um incêndio, na noite de terça-feira (3), em transformadores da subestação da empresa espanhola Isolux – contratada pela União para conectar o Amapá ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A estrutura fica na zona norte capital.

A energia voltou a ser restabelecida nos 13 municípios afetados pelo apagão na madrugada deste sábado (7). Os reparos em um dos transformadores incendiados possibilitaram o retorno do fornecimento de 70% da carga total consumidora do Estado, que agora vai iniciar um racionamento desta capacidade em operação pelos próximos dias até uma solução.

Entretanto, os amapaenses ainda enfrentam a falta de água potável nas torneiras, gelo e outros produtos, que foram altamente comprados nesses três dias de apagão.

Em nota, o presidente do TRE, desembargador Rommel Araújo, disse que o Governo do Amapá garantiu que haverá energia em todos os locais de votação.

Outra justificativa para manter o calendário de votação é que as urnas são capazes de operar sem energia elétrica.

Confira nota na íntegra:

A Justiça Eleitoral do Amapá está cumprindo rigorosamente o Calendário Eleitoral e está preparada para a realização das Eleições de 2020 em todo o Estado do Amapá.

Mesmo diante dos últimos acontecimentos relacionados ao “apagão” em grande parte do Estado, o Governo do Amapá garantiu que haverá energia em todos os locais de votação, já que as medidas para solucionar o problema estão sendo adotadas também pelo Governo Federal.

Quanto às urnas eletrônicas, todos os equipamentos dispõem de bateria com autonomia suficiente para garantir o direito de voto do primeiro ao último eleitor de cada seção eleitoral.

Des. Rommel Araújo – Presidente do TRE-AP

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!