Amapaenses saem às compras e lotam comércio de Macapá

Muitas pessoas deixaram para cima da hora. Quem não comprou os presentes até ontem, ainda tem até o início da noite desta quinta-feira (24), quando as lojas do Centro começam a fechar.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

O macapaense saiu às compras. Nos últimos três dias, e em especial nesta quarta-feira (23), foi possível perceber o centro comercial de Macapá lotado de pessoas atrás dos tradicionais presentes e compras de fim de ano. A retomada das vendas gera uma contratação maior de funcionários, pelo menos temporária.

Lojas ficaram abertas até 22h nesta quarta-feira (23)

Até novembro, havia um saldo positivo de 844 postos de trabalho. Alguns destes, como ocorre em todos os anos, serão apenas temporários, enquanto outros poderão ser efetivados e se tornarem permanentes a partir de janeiro.

Muitas pessoas deixaram para cima da hora, como na noite da ante-véspera do Natal. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

“Quando se emprega, é que o movimento também da economia está favorável. Quando abriu novamente [o comércio] nós percebemos que houve um aumento nas vendas e que está se estendendo e vai se estender sim, pelo menos até janeiro. Essa é a nossa expectativa que tem se confirmado”, avaliou o presidente da Federação do Comércio do Amapá (Fecomércio), Eliezer Viterbino.

Impressões

A vendedora Rafaela Barbosa, que trabalha em uma loja de utensílios para o lar, confirmou a contratação de novos funcionários. Contudo, diz ainda estar frustrada com o volume de vendas.

Pontos de ônibus ficaram lotados

“O movimento está muito fraco comparando com o ano passado. Devido à pandemia, caiu geral o movimento do comércio. Há muita reclamação. Lojas de confecção, sapataria, comércio de brinquedos. O que eu ouço falar é isso: que o movimento está fraco em relação aos anos passados”, opinou Rafaela.

Rafaela Barbosa: “O que eu ouço falar é isso: que o movimento está fraco em relação aos anos passados”

Mas há quem divirja dela em relação ao movimento. Elaiane Thaynara, de 30 anos, é vendedora no comércio e na noite desta quarta-feira, aproveitou para comprar alguns presentes.

“Eu trabalho no centro comercial, em uma ótica. O movimento agora [no horário da entrevista] normalmente é meio parado. Aí, saí e aproveitei para comprar alguns presentes, já que hoje é aniversário do meu cunhado. Amanhã [dia 24] devo comprar os outros presentes de Natal, deu para guardar um pouco de dinheiro. Vejo as lojas cheias, muita gente, as pessoas perderam mesmo o medo do vírus”, contou Thaynara.

Elaine: “Vejo as lojas cheias, muita gente, as pessoas perderam mesmo o medo do vírus”

Nas lojas em que a reportagem esteve, havia medição de temperatura e aplicação de álcool na entrada. Já o distanciamento social, foi mais difícil de ver respeitado. Os pontos de ônibus também estavam lotados. Algumas lojas, a maioria, funcionaram até às 22 horas, na ante-véspera do Natal.

Força do Comércio

Viterbino ressaltou a força do comércio. Atualmente, o setor emprega 70.575 pessoas, um dos maiores empregadores do Amapá. Até junho, o funcionamento do comércio foi irregular. O fechamento dos números se dará nos primeiros dias de janeiro.

Comércio funcionou até às 22 horas na ante-véspera do Natal

“A gente olha para 2021 de forma muito otimista, porque temos dois fatores importantes. Primeiro que nós já conhecemos melhor a pandemia, já conseguimos lidar melhor, e além disso, a vacina está a cada mais próxima, vamos começar a imunizar a população e, aí, correremos menos risco de fechamento do comércio, das atividades. Talvez, 2021 seja o ano que 2020 não conseguiu ser”, analisou Viterbino.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!