Por SELES NAFES
Ainda não foi anunciado oficialmente, mas está acertado que o Instituto Butantã doará ao Amapá mais de 20 mil doses da CoronaVac, a vacina já aprovada pela Anvisa. Os municípios contemplados serão Macapá e Tartarugalzinho, depois que os prefeitos eleitos, Antônio Furlan (Cidadania) e Bruno Mineiro (DEM), manifestaram intenção de adquirir as vacinas numa articulação do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
O imunizante está sendo fabricado pelo Butantã em parceria com um laboratório chinês. Furlan protocolou pedido de 20 mil doses e Bruno Mineiro de 681. Nas solicitações, os dois prefeitos eleitos manifestaram intenção de priorizar a imunização de servidores da saúde, numa vacinação que deve começar no fim de janeiro.
O prefeito de Macapá, Clécio Luís, já tinha informado que o município possui plano e insumos necessários para fazer a vacinação.
Agora, Randolfe Rodrigues articula a adesão do Estado e de mais municípios.
“Queremos a presença dos prefeitos e do governador do Amapá em nossa agenda. Precisamos juntar e coordenar esforços, para aquisição de vacinas e execução de um plano estadual de imunização. Oferecemos essa intermediação e estamos à disposição do nosso Estado. A prioridade é salvar vidas”, comentou o senador Randolfe, se referindo a reunião do próximo dia 12 com o governador de São Paulo, João Dória (PSDB).