Crateras voltam a aparecer no calçadão da orla

Força das águas provoca erosão e desmoronamento dos blocos de concreto. As crateras aumentam a cada dia. Trecho fica na zona leste de Macapá.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Por anos, o “calçadão” da orla de Macapá, que compreende os Bairros Cidade Nova e Perpétuo Socorro, na zona leste, viveu em ruínas. No fim de 2020, a revitalização do Complexo do Jandiá trouxe um pouco de alento para o espaço. Porém, segundo populares, em menos de três meses, parte da obra já apresenta problemas.

Com a força das águas, que provoca erosão, os blocos de concreto estão desmoronando, as crateras aumentando, o asfalto cedendo e o perigo retornando. Esse trecho danificado fica na Rua Beira Rio, entre a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cidade Nova e a Praça do Kite.

Para Durval Carvalho, de 56 anos, que reside na comunidade há quase duas décadas, o serviço foi mal executado. O autônomo acredita que a pressa na entrega fez o trabalho ficar sem qualidade.

“Tudo mal feito, e o resultado tá aí. Tem que vir logo reparar, se não vai piorar. Eles têm que jogar é concreto aí e isolar. Terra a água leva. E, aqui, muita gente passa para ir pra esse posto de saúde”, opinou o morador.

Para Durval Carvalho, de 56 anos, que reside na comunidade há quase duas décadas, o serviço foi mal executado. Fotos: Rodrigo Índio/SN

Erosão tem feito…

… rachaduras no concreto da calçada

Um vigilante de um prédio público, que pediu para não ser identificado, disse que viu a obra e detalhou que jogaram carradas de terra e passaram o cimento por cima.

“Foi bem aí onde roubaram esses ferros mesmo. Quando teve essa água grande agora levou foi é tudo de vez. Aí vai ficar pior, vão ver”, opinou.

O portal SelesNafes.com foi em busca de repostas.

Ex-gestão

O ex-secretário de obras do município, David Covre, disse que não se trata do mesmo trecho em que a PMM realizou intervenção no final do ano passado. Segundo ele, naquela ocasião, esse trecho não apresentava desmoronamento da calçada e não passou por reparos.

Crateras aumentam a cada nova alta da maré

O asfalto também está cedendo

“Fizemos a intervenção na orla do Jandiá até a Feira do Pescado, porém, não em toda ela. Foi nesse perímetro, mas em trechos alternados, porque o critério era das calçadas desmoronadas. Onde tinha calçada desmoronada, a gente fez a recuperação paliativa do arrimo e reconstituição da calçada para garantir trafegabilidade e segurança dos pedestres”, disse Covre.

Ainda segundo o ex-secretário, não era de responsabilidade do município a obra do muro de arrimo e que essa competência cabia ao Governo do Estado, que por não conseguir realizar a obra, o município fez a intervenção urgente.

Segundo moradores, a cada maré novos buracos aparecem

Cada vez mais profundos

“Os serviços realizados buscavam remediar os transtornos até que o município disponha dos recursos suficientes para resolução definitiva”, ressaltou Covre.

Para ele, o entendimento é que essas intervenções paliativas devam ocorrer como serviço continuo já que todo o muro demanda um volume muito alto de recursos a serem investidos em sua recuperação ou reconstrução.

Atual gestão

Procurada, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura informou, em nota, que tem conhecimento sobre o desmoronamento da calçada no Complexo do Jandiá. Ressaltou que a empresa responsável pela obra já foi notificada pelo ocorrido.

Terra também chegou ao local onde tubos do parapeito foram furtados

Placas de concreto cedem

“A Semob avalia junto com os seus técnicos o que de fato ocorreu, trabalhando com duas hipóteses, falha no dimensionamento dos projetos ou na execução”, diz a nota.

A pasta concluiu detalhando que o local já foi isolado e pediu à população que não retire a sinalização para a garantir a segurança das pessoas até que o reparo seja realizado.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!