Mesmo com recurso disponível, obras na Claudomiro estão paralisadas

Moradores e transeuntes que atravessam o local com frequência reclamam da demora na conclusão da obra, localizada na zona sul de Macapá.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Moradores, comerciantes e feirantes da Rua Claudomiro de Moraes, umas das principais vias da zona sul de Macapá, reclamam que os serviços da obra de reestruturação estão paralisados há alguns meses.

A Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) nega a paralisação total, mas admite a redução drástica dos serviços, devido a fatores como o período de inverno amazônico.

De fato, a chuva tem interferido na obra. Nos pontos de ônibus, onde não foi asfaltado, mas deixado um espaço para a instalação de bloquetes de concreto – para suportar o peso dos coletivos -, a lama se formou com a água das chuvas. Já nos materiais de construção, formou-se limo na superfície após tanto tempo de obra parada e as chuvas.

Para a feirante Eudália Tavares, de 71 anos, a obra é boa e é importante. Mas, ela observou que as máquinas estão paradas desde outubro.

Moradores reclamam das condições em que as via está. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

Nos pontos de ônibus, onde não foi asfaltado, a lama se formou com a água das chuvas

Nos materiais de construção, formou-se limo na superfície após tanto tempo de obra parada e as chuvas

“A última vez que as máquinas estiveram aqui, foram antes das eleições, ainda na época do prefeito Clécio. Quando o prefeito Furlan assumiu, depois de uns 15 dias, ele esteve aqui no local e falou que em poucos dias eles vinham ajeitar, a primeira parte seria essa do meio fio, mas até agora ainda não vieram”, lamentou.

Eudália Tavares: “última vez que as máquinas estiveram aqui, foram antes das eleições, ainda na época do prefeito Clécio”

Muito próximo da barraca da Dona Eudália, exatamente na rotatória da Avenida 13 de Setembro com a Claudomiro de Moraes, há um grande buraco, onde, inclusive, crianças do bairro e que circulam pela região das feiras tomam banho, segundo populares informaram à reportagem.

Buracos da rotatória da 13 de Setembro

Morador do Conjunto Habitacional São José, que fica localizado às margens da via, o auxiliar administrativo Eduardo Marques Silva, de 33 anos, também reclamara da obra paralisada.

Materiais estão todos no canteiro central da via…

… a espera da retomada

Eduardo Marques Silva: “Fica nesse abandono aí e não fazem nada, a gente precisa, né”

“Moro aqui no São José e faz tempo que não vemos máquinas. É algo que comentamos entre nós. Fica nesse abandono aí e não fazem nada, a gente precisa, né?”, protestou.

PMM

O secretário de obras do município, o engenheiro Otávio Fonseca, explicou ao Portal SelesNafes.com que a obra não está paralisada e que está sendo feito tudo o que pode ser feito neste momento de chuva, mais notadamente a parte de colocação da proteção do meio fio.

Segundo o secretário de obras do município, Otávio Fonseca, obra não está paralisada

Materiais de meio-fio no canteiro central

Ele explicou que a obra, que tem um custo total de R$43 milhões, é fruto de operação de crédito, uma espécie de empréstimo, junto à Caixa Econômica Federal (CEF) e que o contrato com a empresa que está executando a obra estava praticamente vencido quando a nova gestão assumiu.

Então presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), trouxe o presidente da Caixa para vistoriar a obra

Essa linha de crédito possui recursos do PAC Mobilidade, programa do Ministério das Cidades. O município conseguiu ter liberação para acessar o montante através de uma soma de esforços conduzida pelo então presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), que chegou a trazer o presidente da Caixa para vistoriar a obra.

O secretário Otávio informou que iniciou sua gestão iniciou-se no dia 14 de janeiro e que o contrato com a empresa terminou quatro dias depois, dia 18 de janeiro. Então, houve uma paralisação. Contudo, segundo ele, após regularização do contrato, as obras já foram retomadas.

Otávio Fonseca: “Essa obra tem etapas e essas etapas dependem muito do período que você está vivendo”

“Essa obra tem etapas e essas etapas dependem muito do período que você está vivendo, por exemplo, agora estamos no período chuvoso, temos uma mobilização muito grande de gente trabalhando em calçada e meio fio, principalmente recuperação”, explicou Otávio.

O secretário informou que seria possível encontrar, no final da manhã deste sábado (14), trabalhadores executando a obra nas cercanias da Avenida 13 de Setembro com a Rua Hildemar Maia, que também é parte do conjunto geral do projeto da Claudomiro de Moraes. No entanto, a reportagem percorreu todo o trecho e não encontrou nenhuma equipe a serviço da obra.

Moradores dizem que mesmo isolados, buracos são…

… um perigo para crianças

Otávio Fonseca informou, ainda, que até o final de abril, a primeira fase completa, que compreende toda a pavimentação, calçadas, ciclovia, urbanização e paisagismo da Claudomiro até a Sétima Avenida do Congós, estará totalmente concluída e será entregue à população.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!