‘Chips’ de macaxeira: Família cria rede e gera renda a agricultores em Serra do Navio

O projeto do casal hoje oportuniza pelo menos 60 famílias de agricultores.
Compartilhamentos

A família Gomes Matos, de Serra do Navio, foi visionária ao desenvolver um projeto que une empreendedorismo e agronegócio. Priscila e Davi iniciaram com uma pequena produção de cheeps de macaxeira, que eles resolveram identificar como ‘chips’. Hoje, em pouco mais de um ano, já compraram mais 115 toneladas de massa do produto dos agricultores da comunidade do Ramal do Cachaço, na zona rural do município.

A plantação de macaxeira amarela, conhecida como manteiguinha, tem gerado emprego e renda, colocado comida na mesa e girado a economia do município. A produção das lavouras é comprada pela fábrica e transformada em cheeps e massa de macaxeira para bolos e salgados.

Priscila contou que no início era um lanche para as pessoas que trabalhavam na propriedade e para os familiares que visitavam o local. Com a boa aceitação, passou a vender para os moradores da vila de Serra do Navio e a partir daí, iniciou a expansão, e hoje o chips é comercializado em pequenos comércios e nas grandes redes de supermercados e farmácias do Amapá.

É um modelo de agroindústria familiar que tem criado oportunidades para pelo menos 60 famílias de agricultores da comunidade.

“Nossa visão é de empreendimento compartilhado. Com a compra da produção foram injetados cerca de R$ 120 mil nas famílias da comunidade envolvidas no projeto. Queremos o crescimento e desenvolvimento da nossa comunidade”, disse Davi Matos.

Matéria prima da chips é fornecida por 60 famílias

A iniciativa levou o vereador Dudu Tavares (PDT) ao local para ver o empreendimento que envolve a comunidade e apresenta bons resultados econômicos. A ideia é levar a metodologia para os distritos e algumas regiões rurais de Macapá, já que a superação da crise causada pelo novo coronavírus pode se dar pela terra.

“Vim conhecer o empreendimento e ver como será possível adequar o processo para fomentar agricultura familiar em Macapá, como forma de força motriz de empreendedorismo, que deu certo no município de Serra do Navio. A gente entende que o empreendedorismo e o agronegócio são a mola propulsora pós pandemia”, declarou Dudu Tavares.

Chips de macaxeira faz sucesso em Macapá e gera renda no interior

Lanche virou produto e gera renda para 60 famílias. Fotos: Philippe Gomes (PH)

Outro empreendimento com incentivo da família Gomes Matos é a plantação de pimenta do reino, uma das mais antigas e conhecida especiarias. Atualmente a safra representa um dos maiores recursos capitalizados de fora do município, explicou Davi. Toda a produção do ano passado foi vendida para o Pará.

Tanto a macaxeira amarela, quanto a pimenta do reino são produtos orgânicos. O chips já possui o selo ACMG AGRO, e agora, a empresa, está em processo para conseguir o selo brasileiro de produto orgânico.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!