Por RODRIGO ÍNDIO
O prefeito de Macapá, Antônio Furlan (Cidadania), anunciou, na manhã desta quinta-feira (30), mudanças no 1° escalão do secretariado municipal. São pelo menos 8 pastas que passam por reformulações.
Furlan detalhou que a mudança é, basicamente, para oxigenar a gestão e que não foi levado em consideração o critério político, e sim o técnico. Ele disse que realocou secretários com objetivo de melhorar os resultados em outras pastas.
“Fizemos isso por entender que, mexendo essas peças, os resultados podem ser melhores. Temos uma mulher comandando a guarda e o novo procurador do município, o restante foram remanejados dentro das suas pastas”, disse.
Durante a solenidade, foi feita ainda a assinatura do termo que cria a Secretaria Extraordinária Municipal de Desenvolvimento Integrado (Semdi), assumida por José Ivo de Melo Souza.
“Nos percebemos dentro da administração que novos projetos precisavam passar por várias secretarias, e precisam na verdade, e havia uma falta de conexão de um secretário que pudesse transitar em todas essas secretarias, então nós estudamos muito e chegamos a conclusão que tendo uma secretaria de desenvolvimento integrado que pudesse ver desde a concepção até a prestação de contas, lógico com todo apoio das outras secretarias, daria uma objetividade maior a gestão”, detalhou.
Uma pasta que gerou bastante polêmica nos últimos dias foi a da cultura, que agora também tem um novo gestor após o edital ser cancelado.
Antes dessas novas mudanças, o prefeito já havia feito duas trocas, nas pastas da Educação e Planejamento, de onde Almiro Abreu e Fernanda Pula Alcântara Veiga, respectivamente, após conflitos internos e desgastes, deram lugar aos atuais gestores.
Veja abaixo como ficou o secretariado de Furlan após a chamada dança das cadeiras:
Simão Guedes Tuma – saiu da Procuradoria Geral para ser subsecretário municipal de Governo
Pedro Paulo da Silva Costa – deixou a secretário municipal de Finanças e assumiu o cargo de secretário de Gabinete Civil
Alex Sampaio do Nascimento – Procurador Geral
Amanda Lima – Assessora Especial
Mario Rocha Matos Neto – secretário municipal de Finanças
João Henrique – deixou a chefia de gabinete civil para ser secretário municipal Relações Institucionais
Marcelo Oliveira – deixou o Bioparque e será secretário municipal de Meio Ambiente
Raimundo Amanajás – deixou a pasta do Meio Ambiente e será assessor especial cedido à Secretaria Municipal de Agricultura
José Vanair França – coordenador Geral de Cidade, cedido à Secretaria Municipal de Agricultura
José Aranha Neto – diretor-presidente do Bioparque
Joeva dos Reis Silva – comandante da Guarda Municipal
Jairo de Souza Marques – subcomandante da Guarda Municipal secretário municipal
José Ivo de Melo Souza – secretário Extraordinário de Desenvolvimento Integrado
Walcir Sérgio Souza Cunha – subsecretário Extraordinário de Desenvolvimento Integrado
Olavo dos Santos Almeida – diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura