Unifap afirma não ter dificuldade para retomar aulas presenciais

Obras de reforma estão ocorrendo no Campus Marco Zero do Equador, na zona sul de Macapá.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Mesmo sem previsão de retorno, a administração da Universidade Federal do Amapá (Unifap) afirmou, por meio de nota, não ter nenhuma dificuldade para que as aulas presenciais da instituição sejam retomadas.

A nota é uma resposta à matéria “Sem data de retorno presencial, Unifap não tem nem água em banheiros”, publicada pelo Portal SelesNafes.com na última segunda-feira (4), sobre a falta de água na universidade e a queixa de um docente de que a universidade não teria se preparado, como outras instituições fizeram, para receber alunos, professores e técnicos com os devidos cuidados sanitários por conta da covid-19.

“A instituição não apresenta dificuldade alguma para a retomada de suas atividades presenciais, tampouco encontra-se sem preparo para esta etapa. Ao contrário, a administração superior já dispõe de um Protocolo de Biossegurança interno para orientar nossa comunidade acadêmica a um retorno seguro”, diz trecho do comunicado.

A Unifap destaca que a decisão sobre o retorno e seus detalhes são uma competência do Conselho Universitário (Consu) e que quando a instância decidir, a universidade estará pronta para executar a decisão.

Obras de reforma…

… estão preparando a universidade para o retorno. Fotos: Divulgação/Unifap

O primeiro semestre do ano acadêmico de 2021 inicia-se em 18 de outubro e, mesmo que a nota não tenha mencionado, este retorno será com aulas remotas, ou seja, pela internet.

Quanto aos banheiros, situação colocada pela fonte ouvida pelo Portal SN e checada pela reportagem presencialmente, a Unifap fez questão de esclarecer que os banheiros fotografados sem torneira e sem água que ilustraram nossa primeira matéria estão passando por uma reforma.

Na obra, estão sendo colocadas torneiras “anti vandalismo”, pois as de outros modelos seriam, corriqueiramente, vandalizadas ou furtadas. A falta de água atestada pela reportagem teria ocorrido porque o registro hidráulico destes banheiros estaria desligado.

A universidade afirma ainda que os blocos e banheiros fotografados são dos mais antigos da universidade e outras estruturas mais novas (a universidade tem uma construção de décadas, de conjuntos de blocos por vez, geralmente com projetos e estilos arquitetônicos diferentes), possuem poços artesianos e caixas d’água.

Unifap enviou ao portal fotos…

… de novos banheiros…

… e de água nas torneiras…

… e bebedouros

Acompanhando o comunicado, a universidade anexou diversas fotos, inclusive algumas de banheiros novos e uma fotografia, especificamente, com a torneira ligada.

Sobre a praça universitária, espaço ocioso próximo ao ginásio, a nota destaca tratar-se de uma vitória e que o espaço contará com quiosques, lanchonetes, arborização, sendo um espaço de socialização da comunidade acadêmica.

Por fim, insumos de proteção individual como álcool em gel e máscaras face shield, estão sendo produzidos pela própria universidade em seus laboratórios.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!