Coiotes tentam entrar no Amapá com cubanos e outros estrangeiros ilegais

Flagrante ocorreu numa ilhota a duas horas de viagem fluvial de Oiapoque, na fronteira do Amapá com a Guiana Francesa.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Uma ação da Polícia Civil de Oiapoque resultou na apreensão de uma embarcação de 12 metros, superlotada com 29 pessoas, sendo 13 cubanos, 14 brasileiros, 1 colombiano e 1 somaliano, na madrugada deste sábado (16).

A embarcação de “coiotes” estava vindo do Suriname, passou pela costa oceânica francesa e tentava entrar de forma irregular no Brasil.

A abordagem ocorreu por volta de 3h40, numa ilhota conhecida como Bico do Papagaio, localizada de frente para o oceano numa área que fica a 2 horas de viagem fluvial da sede do município de Oiapoque, a 590 km de Macapá. Os policiais utilizaram óculos de visão noturna para avistar a embarcação, após 5 horas de campana.

Os ocupantes disseram ter enfrentado bastante maresia. Segundo a polícia, muitas pessoas já morreram tentando fazer esta travessia.

Coiotes foram presos em flagrante. Fotos: Divulgação/PC

Estrangeiros foram levados…

… para a sede do município. Crianças cubanas estão entre os ilegais

De acordo com o delegado Charles Corrêa, foram apreendidos 20 kg de mercúrio – composto químico utilizado em garimpos clandestinos.

O que também chamou a atenção foi que entre as pessoas estavam duas crianças, sendo uma cubana e outra brasileira, sendo ambas de 1 ano e 4 meses de idade, além de um padre cubano.

Uma catraia que serve como táxi também foi apreendida. As passagens para esse transporte custam em média 450 dólares para estrangeiros e 350 euros para brasileiros, segundo a PC.

“É comum esse apoio de catraia. Os caras vão pra lá 4h da manhã, vão pra lá pra fazer o transbordo desses passageiros para eles entrarem em Oiapoque desapercebidos, como se fossem passageiros que pegaram em São Jorge e vão pro Oiapoque. Quando vi essa catraia lá longe do Oiapoque 2h de viagem, não teve outra. Ainda quis mentir [o piloto], mas não teve como, a gente viu o celular dele lá e associado aos coiotes, foi preso também e vai perder a catraia dele com motor”, detalhou o delegado.

Embarcações apreendidas

Equipe policial que conseguiu localizar os imigrantes

Todos foram levados para a delegacia de Oiapoque. Foram identificados crimes de imigração ilegal, atentado contra a segurança do transporte marítimo e fluvial, associação criminosa e crime ambiental de transporte de substância nociva sem as formalidades legais.

A ação policial faz parte da Operação Hórus, que é financiada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública nas fronteiras brasileiras.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!