Lucas propõe que abastecimento não atinja valor do frete para caminhoneiros

Senador apresentou projeto que pode beneficiar mais de 1,5 milhão de caminhoneiros
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O Senado começou a analisar projeto de lei que muda a relação entre empresas e caminheiros contratados para fretes. Pelo texto original, apresentado pelo senador Lucas Barreto (PSD-AP), presidente em exercício da CCJ, passará a ser das empresas contratantes a responsabilidade financeira pelo abastecimento dos veículos, sem que haja dedução no valor dos fretes.

O projeto de lei 1.205/2022 trata os caminheiros como “transportes autônomos de cargas” (TACs). O texto diz que ” o combustível terá caráter meramente ressarcitório, não compondo o valor do frete, devendo ter seu custo repassado integralmente ao tomador do serviço (empresa), de forma destacada e apartada do frete”.

De acordo com o senador, mais de 1,5 milhão de caminhoneiros podem ser alcançados com o projeto.

“Dada a situação, a solução mais correta para proteger a categoria dessas variações é a de tornar o combustível uma despesa de caráter ressarcitório, fazendo com que possa ser cobrado à parte do serviço de transporte, de forma destacada, repassando os custos diretamente ao contratante do serviço”, justificou o parlamentar.

Lucas Barreto: 1,5 milhão de caminhoneiros. Fotos: Ascom

Lucas considera que em meio à escalada do preço dos combustíveis o caminhoneiro é “o elo mais fraco da cadeia de transporte rodoviário no Brasil”, sem poder de barganha com as médias e grandes empresas do setor, e sobretudo com as redes de postos de combustíveis. De acordo com ele, as empresas conseguem ter preços mais atraentes negociando direto com as redes.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!