Por RODRIGO ÍNDIO
Com uma miss caipira de 13 anos, um esquadrão colorido e um marcador com estilo de jeca, a Quadrilha Junina Estrela do Norte, representante dos Bairros Pacoval e Laguinho, foi a grande campeã da 1ª edição do Arraiá do Mercado Centrá, promovido pela Prefeitura de Macapá, no último final de semana.
O grupo foi o maior pontuado na categoria estilizadas com 139,7 pontos. Na categoria tradicional quem venceu foi a Quadrilha Rosa do Ventos, do Bairro Buritizal, com 139,6. Veja o resultado geral no fim da matéria.
A Estrela do Norte trouxe o tema “Num São João de utopia, Estrela do Norte exalta: respeito, sou quadrilheiro”.
Segundo a coreógrafa Fabiola Almeida, o objetivo era apresentar uma proposta de superação as adversidades e para quebrar os paradigmas impostos por parte da sociedade diante do segmento junino e dos quadrilheiros. Com isso, o grupo evidencia a vivência junina e mostra que o amor por este segmento supera tudo.
“Baseado em fatos reais aliados a ficção e subjetividade, o cotidiano dos quadrilheiros é pautado em meses de ensaio conciliados com estudo e trabalho, pois sofre preconceitos pela simples condição de ser militante da cultura junina, é taxado de vagabundo e desocupado, enfrenta dias de chuva, idas de bicicleta para ensaios do outro lado da cidade, correndo riscos, mas promove rifas e sorteios para capitalizar recursos para simplesmente dançar o São João”, destrinchou o tema o diretor-geral da campeã, Rodrigo Indinho.
Este ano, o grupo obteve nota máxima no pré festival da Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap), foi campeão do concurso da Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap) e agora do municipal, onde faturou R$ 3 mil.
Para participar dos certames teve que promover bingo, eventos e rifas para angariar recursos para não depender do poder público. Além disso, sua noiva ganhou o concurso Garota Junina 2022.
A Estrela do Norte é o mesmo grupo junino que perdeu componentes para a covid-19, como no caso do técnico em enfermagem Sandro Rogério, e para violência, como caso de Carla Renata que faleceu vítima de latrocínio quando voltava do ensaio da quadrilha.
Para o festival municipal, a prefeitura de Macapá disponibilizou um auxílio-indumentária para os grupos. Foram três dias do evento cultural que fomentou a economia e reuniu diversas famílias.
Agora todos os grupos juninos do Amapá se preparam para os festivais da Liga Junina de Macapá (Ligajun), e os estaduais da Fejufap e Fefap.
Resultado oficial
Melhores quesitos estilizados
Marcador – Luar do Sertão
Casal junino – Luar do Sertão
Miss caipira – Luar do Sertão
Estilizadas
Estrela do Norte – 139,7
Luar do Sertão – 139,5
Simpatia da Juventude – 139,5
Guerreiros de Fogo – 139,5
Tradição Junina – 139,1
Raízes Culturais – 139,1
Coração Caipira – 138,9
Pequena Dama – 138,9
Reino de São João – 138,3
Revelação – 138,1
Explosão Junina – 137,7
Atração Junina – 136,4
Estrela Dourada – 135,4
Renovação Junina – 134,6
Melhores quesitos tradicionais
Miss caipira – Rosa dos Ventos
Marcador – Rosa dos Ventos
Casal junino – Rosa dos Ventos
Quadrilhas tradicionais
Rosa dos Ventos – 139,6
Bagunçados do Matutos – 137,7
Rosa Branca Açucena – 135,3
Explosão da Ana Nery – 134,3