Novo Centro Psicossocial vai fazer até 10 mil atendimentos mensais, diz governo

Revitalizado, Caps Gentileza, conta com 28 novas salas. Órgão fica na região central de Macapá.
Compartilhamentos

Revitalizado e ampliado, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Gentileza tem capacidade para atender 10 mil pacientes por mês com transtornos psicológicos, afirmou o Governo do Amapá ao fazer entrega da obra, na terça-feira (13).

A unidade é referência em tratamento para pacientes a partir de 18 anos que sofrem de transtorno mental severo e persistente

Localizado no Bairro Jesus de Nazaré em Macapá, região central de Macapá, o CAPS conta agora com 28 novas salas, rampas de acessibilidade para cadeirantes, piso tátil, banheiros adaptados, recepção, refeitório, área externa, sala administrativa, além de sala de reuniões, arquivo e farmácia.

O órgão, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, tem uma equipe de 60 servidores entre médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogo, entre outros.

Para ter acesso aos serviços basta que a pessoa vá até o local, caso não esteja em crise. Não há necessidade encaminhamento.

Em todo o estado existem 9 CAPS, quatro deles estão localizados na capital e os demais estão distribuídos pelos municípios de Oiapoque, Santana, Laranjal do Jari, Porto Grande e Mazagão.

Órgão agora conta com ….

.. vários ambientes acolhedores…

… e acessibilidade. Fotos: Maksuel Martins/Ascom/GEA

Fluxo de Atendimento

Nos casos de pacientes em crise ou surto, o primeiro atendimento acontece no Hospital de Emergência (HE), em Macapá, que oferta 24 horas serviços de atendimento psicológico para casos de urgência e emergência, como crises de ansiedade, depressão, abuso ou qualquer tipo de violência e traumas psicológicos, além de tentativas de suicídio.

O paciente pode ficar internado na unidade por até 72 horas ou até ser estabilizado. Caso ele necessite continuar internado, será encaminhado para a Enfermaria Psiquiátrica do complexo do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), onde funciona o Ambulatório de Saúde Mental.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!