Governo e prefeitura são condenados a regularizar o Bairro do Marabaixo

Ação foi movida pelo MP. Foto: PMM
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

A juíza Alaíde de Paula, da 4ª Vara Cível de Macapá, condenou o Estado e a prefeitura de Macapá a realizarem a regularização fundiária do Bairro do Marabaixo, na zona oeste de Macapá. Na decisão, a magistrada lembra que o bairro foi criado no início dos anos 1990, e até hoje nenhum dos lotes possui título de domínio.

O loteamento do Marabaixo foi criado oficialmente pelo governo do Estado para ser dividido em duas comunidades, conhecidas como Marabaixo I e II. Hoje, existe o Marabaixo IV, e toda a região abriga mais de 30 mil habitantes, maior que as populações de Porto Grande e Ferreira Gomes, juntas.

A ação foi movida pelo Ministério Público do Estado. No processo, a prefeitura se defendeu afirmando que nada tem a ver com a regularização da comunidade criada pelo extinto Terrap, hoje Amapá Terras. A alegação foi rejeitada.

Ao avaliar da ação, a juíza lembrou que comunidades como o Marabaixo foram criadas sem as condições mínimas para o crescimento ordenado, gerando problemas ambientais e sociais.

“A regularização fundiária de núcleos urbanos informais não dispensa a sua necessária regularização urbanística e mitigação de impactos ambientais. A titulação dos moradores é também um objetivo a ser perseguido”, ponderou a magistrada.

Ela negou o pedido do MP para que o poder público coloque em residenciais populares famílias que vivam em áreas do Marabaixo que sejam insalubres. Para ela, essa decisão precisa passar por uma discussão administrativa. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!