Santana reformula Conselho Tutelar em 80%

A eleição foi tranquila, mas o processo de apuração atrasou e foi definido somente nas primeiras horas desta segunda-feira, (2).
Compartilhamentos

Por JONHWENE SILVA, de Santana

O município de Santana, a 17 km de Macapá, escolheu os seus novos conselheiros tutelares neste domingo (1º). A eleição ocorreu de maneira tranquila, porém, o processo de apuração dos votos atrasou e foi definido somente nas primeiras horas desta segunda-feira, (2). Reformulação no órgão chegou a 80%.

Este ano, a comissão do pleito disponibilizou urnas de votação nas comunidades rurais da Ilha de Santana e Igarapé do Lago. Cerca 23.200 pessoas, distribuídas em 27 seções tiveram a oportunidade de votar.

Com expressiva votação, Maria Nogueira, (única conselheira tutelar reeleita), ficou na primeira colocação com 3.632 votos.

“O meu sentimento é o de ter cumprido fielmente com as minhas obrigações de conselheira tutelar, indo para o quarto mandato. Se Santana me concedeu a maior votação do estado do Amapá, é porque a sociedade aprovou o meu trabalho junto às crianças e aos adolescentes. Estou muito feliz com esse reconhecimento. Agora é continuar o trabalho que venho fazendo pela causa de nossas crianças e adolescentes”, disse Maria Nogueira.

Segundo Israel Monteiro, que presidiu a comissão eleitoral, a contagem dos votos foi demorada porque organização do pleito não possui o mesmo sistema de apuração do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que acelera os resultados por ser eletrônica. Por isso, os votos foram contabilizados de maneira manual.

Com expressiva votação, Maria Nogueira, foi a única conselheira tutelar reeleita

“A demora ocorreu em virtude deste contratempo. O processo de maneira geral, não teve qualquer incidente e já pode ser considerado o maior de todos os tempos no que se refere ao cargo conselheiro tutelar. E avaliação que fizemos é que foi positivo, isento e democrático. Agradecemos a todos órgãos que ajudaram no pleito”, avaliou Israel.  

Os novos conselheiros tutelares e os suplentes devem ser empossados no próximo dia 10 de janeiro de 2024. Eles exercem a função no quadriênio 2024/2028.

Eleitos

Titulares: Maria Nogueira (3.632 votos), Alba Góes (2.017 votos), Márcia Batista (1.989 votos), Charles Pinheiro (1.552 votos) e Pastor Otacílio Cézar (1.432 votos).

Suplentes: Professora Ana Dula (1.368 votos), Stelman Queiroz (1.323 votos), Daka (1.202 votos), Bia Souza (1.062 votos) e Anderson Leão (1.007 votos).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!