Sumiço de cadelas na Unifap vira caso de polícia

Tigreja recebe cuidados do veterinário Fernando Pereira, que denunciou o sumiço dos animais
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O desaparecimento de duas cadelas que eram mantidas por funcionários e alunos dentro da Universidade Federal do Amapá (Unifap) virou caso de polícia. Ambas eram abrigadas por um projeto que existe há três anos, eram castradas, o que elimina a possibilidade de fuga para a rua.

O caso foi registrado na 9ª Delegacia de Polícia de Macapá como furto. Caverna e Tigresa foram abandonadas na Unifap em 2021, quando iniciou o projeto de tutelar de animais.

Na última contagem feita pela coordenação do projeto, existiam 24 cães vivendo separadamente em blocos de vários cursos. Alimentos, remédios, vacinas, água e outros cuidados são garantidos com doações de alunos e servidores.  

Caverna e Tigresa (que tem um defeito em uma das patas) são vira-latas e viviam livremente dentro da Reitoria há mais de três anos, onde eram cuidadas pelos funcionários, inclusive terceirizadas. Foi uma das funcionárias que compartilhou nas redes sociais o sumiço dela. A última vez em que foram vistas foi na véspera do feriado de 12 de outubro (Nossa Senhora de Aparecida).

“Na castração das cadelas são retirados os ovários e o útero. Dessa forma, o animal não entra no cio e evita crias indesejadas. Isso elimina a possibilidade delas (Caverna e Tigresa) terem atraído outros cachorros e fugido para a rua”, explica o veterinário Fernando Lucas Pereira, coordenador do projeto.

Caverna…

…e Tigresa viviam há três anos na Reitoria da Unifap

Foto tirada no início do projeto, quando todos os animais passaram por consultas com o veterinário Fernando Pereira. Fotos: Divulgação

Foi Fernando quem registrou o boletim de ocorrência depois que a reitoria teria demonstrado pouco interesse em descobrir o paradeiro dos animais, assim como a empresa de monitoramento que tem acesso a imagens do campus.

O ex-vereador e militante da causa animal, Victor Hugo, também também denunciou o caso nas redes sociais. 

O delegado de plantão na 9ª delegacia informou ao veterinário que a empresa será intimada a prestar esclarecimentos.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!