Para encerrar bagunça, Trapiche recebe portão, grades e horários de visita

Trapiche do Santa Inês também terá horários de visitação
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

A Secretaria de Turismo do Amapá (Setur) decidiu instalar grades e um portão central de acesso ao Trapiche do Santa Inês, na orla de Macapá. A medida é uma forma de limitar os horários de acesso e combater o uso abusivo do espaço construído para ser um cartão postal da capital.

Com o acesso mais organizado, a ideia é criar um horário de abertura ao público, que inicialmente está previsto para ser das 5h às 0h (segunda a sexta), e das 5h às 2h, nos fins de semana.

A Setur fala em proteger visitantes, moradores e empreendedores do entorno. O Portal SN vem mostrando a sujeira e a falta de respeito com o local desde que ele foi inaugurado, em agosto. Lixo, especialmente garrafas de cerveja, tinham virado parte da paisagem.

“Temos muitas reclamações com relação ao lixo, ao barulho e a depredação do espaço, que é muito bonito e turístico, destinado à contemplação. Estaremos com um período de teste do horário de liberação do Trapiche, para ver como será o comportamento”, explica a chefe de Relações com o Mercado da Setur, Lara Santos.

“Futuramente, também haverá monitoramento de forma orgânica e presencial, além da construção de uma guarita para que as pessoas, cada vez mais, se sintam seguras em visitar o local”, acrescentou.

Sujeira no chafariz…

E muitas garrafas de cerveja Fotos: Iago Fonseca

Com portão de acesso e grades, haverá horário de visitas. Foto: Max Renê/SN

A Setur também informou que vai instalar câmeras de monitoramento e continuar a seleção de ambulantes que poderão atuar no local. O edital, que ainda será lançado, prevê a escolha de 10 empreendedores.

Com a instalação das grades, a Setur segue o modelo de outros locais turísticos, como em Belém, onde as praças de Nazaré e Porto Futuro também têm acessos e horários controlados com grades e portões.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!