Proposta prevê condenação a quem deixar crianças sozinhas em veículos e piscinas

Projeto de lei é do deputado Josenildo Abrantes (PDT-AP), que uniu dois outros projetos e acrescentou propostas
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O deputado federal Josenildo Abrantes (PDT-AP), relator de dois projetos de lei semelhantes na Câmara dos Deputados, juntou as duas propostas e acrescentou ao texto final de um novo PL diversas penas para quem deixar crianças sozinhas dentro de veículos e outros locais. Não são raros os acidentes fatais envolvendo esse e outros tipos de situação.

O primeiro projeto proibia o acesso, sem a companhia de adultos, de crianças menores de 10 anos a piscinas, elevadores e saunas. Um projeto parecido determinava a fixação de avisos nesses locais informando a proibição do acesso a menores de 12 anos.

As duas propostas foram parar na Comissão de Desenvolvimento Urbano e Família, sob relatoria do deputado amapaense, que apresentou um substituto às duas propostas. O novo projeto de lei nivela em 12 anos a idade da criança a ser proibida de permanecer sozinha em piscinas, saunas, elevadores e outros lugares de uso comum, que deverão estar sinalizados com placas de advertência. Além disso, acrescenta a proibição para crianças sozinhas em veículos automotores, com penas de pagamento de multa de cinco a 20 salários mínimos aos responsáveis.

De acordo com o deputado, citando dados oficiais, mais de 3,6 mil crianças morrem todos os anos em acidentes nesses locais, e 111 mil são hospitalizadas. Desse total, 53% ocorrem em piscinas, envolvendo crianças de um a 9 anos.

Relator juntou os dois projetos e apresentou novo texto com propostas novas. Foto: Divulgação

“Esses números são suficientes para justificar a adoção de normas que exijam dos pais e responsáveis um maior cuidado com a segurança de crianças. É nosso entendimento, portanto, que as proposições em discussão são oportunas e merecem prosperar nesta Casa”, explicou, ao emitir parecer favorável

Na semana passada, em São Paulo, duas crianças morreram esquecidas dentro de vans escolares

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!