Pré-matrículas iniciam com 28 mil novas vagas no Amapá

Sistema ofertará vagas para escolas estaduais e municipais
Compartilhamentos

Por CAROLINA MACHADO

Inicia no próximo dia 8 o período de pré-matrícula para alunos das escolas da rede estadual em todo o Amapá e municipal de Macapá e Santana. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e será dividida em três etapas, que terminarão no dia 25 de janeiro. Cerca de 28 mil novas vagas serão disponibilizadas para a população.

De acordo com o coordenador de Políticas Educacionais da Seed, Cleiberton Souza, a pré-matrícula consiste na fase que antecede a matrícula, onde o responsável vai selecionar a escola desejada.

“O sistema mostra as vagas disponíveis. À medida que essas vagas forem acessadas, esse número vai reduzindo. Quando encerram as vagas de uma referida escola, o sistema já aponta que não terá mais vaga”, explicou.

A primeira etapa, que acontece no período de 8 a 10 de janeiro, é para as creches da rede municipal e para as escolas de gestão compartilhada, que são as que atuam em parceria com a Polícia Militar e com o Corpo de Bombeiros. Para essas escolas, se o nome do aluno for sorteado, o responsável (ou o aluno) deverá confirmar presencialmente a matrícula, que acontece de 17 a 19 de janeiro, nas respectivas instituições de ensino.

A segunda etapa acontece no período de 16 a 18 de janeiro e é voltada para os alunos da educação especial (Transtorno do Espectro Autista, deficientes e altas habilidades/ superdotação) e a confirmação presencial poderá ser feita entre os dias 16 a 19 de janeiro.

Cleiberton Souza, da Seed: sistema mostra vagas disponíveis a critério dos responsáveis. Fotos: Carolina Machado/SN

A terceira etapa acontece no período de 23 a 25 de janeiro e é direcionada às escolas de tempo integral e de ampla concorrência. A confirmação da matrícula poderá ser feita presencialmente entre os dias 23 e 26 de janeiro.

Para realizar a matrícula e pré-matrícula, será necessária a apresentação de documentos.

Certidão de Nascimento

RG do Estudante e do responsável

CPF do estudante e responsável

Comprovante de residência ou declaração

Cartão do SUS

Cartão ou declaração de vacina atualizado

Cartão ou comprovante do Bolsa Família

Foto 3×4 recente

Ressalva ou histórico escolar (no caso do não término do ano letivo, apresentar declaração contendo informação de aprovado).

Secretaria de Educação do Amapá Fotos: Carolina Machado/SN

Educação especial

Para os estudantes de matrículas prioritárias que necessitam de atendimento educacional especializado, será necessária a apresentação de laudo médico e/ou relatório pedagógico do atendimento da escola anterior.

A pré-matrícula poderá ser feita clicando aqui. Segundo Souza, os pais ou responsáveis que tiverem dificuldades com o acesso à internet, poderão ir à escola mais próxima ou à Seed.

“Vamos dar o suporte para esse acesso para que esse pai ou responsável consiga fazer a pré-matrícula. Mas se o pai fizer o procedimento por celular, será muito mais rápido do que num polo presencial”, alertou.

A Secretaria Municipal de Educação de Macapá informou que o cronograma completo de pré-matrícula será definido ainda nesta terça-feira (2). E, até o fechamento desta matéria, a Secretaria Municipal de Educação de Santana não informou o cronograma do município.

As aulas do ano letivo de 2024 na rede estadual iniciam no dia 15 de fevereiro.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!