Brasília (DF)
Cinco municípios do Amapá foram contemplados com 15 novos veículos que vão reforçar o transporte de pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A medida foi oficializada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (28) e integra o programa federal “Agora tem Especialistas: caminhos da saúde”, dentro do Novo PAC. A iniciativa é resultado de articulação do deputado federal Dorinaldo Malafaia junto ao governo federal. Serão beneficiados os municípios de Amapá, Calçoene, Itaubal, Porto Grande e Vitória do Jari, com veículos destinados ao deslocamento de pacientes para consultas, exames e tratamentos em outras cidades.
De acordo com o Ministério da Saúde, os novos equipamentos vão garantir mais dignidade e segurança no transporte de usuários do SUS, especialmente em regiões com dificuldades de acesso. O ministro Alexandre Padilha destacou que a ação fortalece a rede de atendimento e reduz barreiras logísticas enfrentadas pela população.
Entre os veículos previstos estão micro-ônibus, ambulâncias e vans. Itaubal receberá quatro ambulâncias, enquanto Vitória do Jari será contemplada com cinco micro-ônibus. Porto Grande contará com três unidades do mesmo tipo, e o município de Amapá terá dois micro-ônibus. Já Calçoene será beneficiado com uma van.
O programa “Agora tem Especialistas” tem como foco reduzir filas no SUS, ampliando o acesso a consultas, exames e cirurgias. Com o eixo “Caminhos da Saúde”, o governo federal também garante o transporte gratuito de pacientes e acompanhantes, fortalecendo a assistência em áreas mais isoladas.
