JÚLIO MIRAGAIA
Gilvam Borges (PMDB), Genival Cruz (PSTU), Promotor Moisés (PEN), Aline Gurgel (PRB), Dora Nascimento (PT), Ruy Smith (PSB) e Clécio Luís (REDE) já são oficialmente candidatos à Prefeitura de Macapá. Alguns, como Clécio Luis e Ruy Smith, fizeram o registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amapá nesta segunda-feira, 15, último dia para oficializar o nome para concorrer no pleito desse ano.
No sábado, 13, Genival Cruz foi o primeiro candidato a realizar o registro, junto com a direção partidária de sua legenda. Não há registro fotográfico desse momento.
“A expectativa é de que façamos uma boa campanha, pautada em nosso programa”, comentou o candidato do PSTU.
Promotor Moisés registrou a candidatura no domingo pela tarde. O candidato não pôde participar do ato de entrega de documentação porque estava viajando. O registro foi feito por sua parceira de chapa, a candidata à vice, Raquel Capiberibe (PMN). A assessoria também não divulgou imagens.
Gilvam Borges fez o registro junto a seus correligionários durante a manhã desta segunda-feira. A assessoria do candidato não forneceu mais informações e nem imagens. Gilvam tem como vice o empresário Adiomar Veronese (PROS).
O atual prefeito, Clécio Luís, chegou nesta segunda acompanhado de sua companheira de chapa, Telma Nery (DEM), dos senadores Davi Alcolumbre (DEM) e Randolfe Rodrigues (REDE), dos deputados estaduais Paulo Lemos (PSOL) e Nelson Souza (PCB), além dos líderes dos 10 partidos que estão no arco de alianças de sua coligação.
“Nós vamos começar de cabeça erguida, vamos para a campanha e temos um programa que nos guia e que une os partidos de diferentes matizes políticas e que tem muito a oferecer”, desatou Clécio.
A candidata do PRB, Aline Gurgel, protocolou pedido no início da tarde, acompanhada de seu vice, Márcio Costa (PTB).
A candidata do Partido dos Trabalhadores (PT), Dora Nascimento, efetivou sua candidatura por volta das 16 horas. Ela não foi ao TRE. O registro foi feito por representantes do diretório municipal do partido.
O candidato do PSB, Ruy Smith, também protocolou sua candidatura no fim da tarde. O PSB sai com “chapa pura”, sem alianças.
“Já vimos que essa prática de governar com muitos partidos levou o Brasil para o fundo do poço e hoje, em Macapá, acontece o mesmo. O PSB já mostrou que quando está no poder governa para todos e quem ganha é a população”, sublinhou.
No dia 19 está marcada uma reunião entre os representantes de todas as candidaturas e o TRE, para tratar das regras na campanha e também sobre a divisão do tempo da propaganda eleitoral nas emissoras de TV e de rádio.
As coligações
Promotor Moisés (PEN)
PEN, PMN e PTC.
Clécio Luis (REDE)
REDE, DEM, PCdoB, PSDB, PSC, PTdoB, PSOL, PPL, PV e Solidariedade.
Aline Gurgel (PRB)
PRB, PTB, PMB, PR, PRTB, PSL, PP e PRP
Gilvam Borges (PMDB)
PMDB, PDT, PPS, PPN e PROS.
Genival Cruz (PSTU)
Partido não fez coligação
Ruy Smith (PSB)
Também não fez coligação
Dora Nascimento (PT)
PT e PHS