Compartilhamentos

por JENNIFER BORGES, do Spaço Nega Lora

Os pais costumam ficar inseguros quando o assunto é o primeiro corte e lavagem nos fios dos cabelos das crianças, já que cabelos infantis são delicados. O couro cabeludo também é sensível e requer cuidados especiais.

Para ajudar os papais e as mamães, separei algumas dicas sobre o primeiro corte, a lavagem em casa, a hora de ir ao salão, além de alguns produtos para ajudar na cabeleira dos babys.

A idade certa para o primeiro corte

Na realidade, não existe uma fase certa para o primeiro corte de cabelo. Isso porque cada bebê desenvolve um tipo de fio, com quantidades e volumes diferentes. O ideal é que os pais fiquem de olho quando a franja estiver atrapalhando a visão e na parte da altura da nuca dos cabelos, que com o acúmulo podem gerar nós.

Nas crianças mais “grandinhas” é sempre bom manter um corte de fácil arrumação e lavagem, até por ser um período de grandes atividades, como escola, esporte e brincadeiras.

A mudança dos fios nesse período é pouca, então o corte a cada dois meses é essencial para o bom crescimento dos fios.

Hora do banho: frequência de lavagens 

É importante lembrar que as crianças não possuem o couro cabeludo oleoso, então, em alguns casos, não precisa lavar todo dia. A frequência varia de acordo com o cabelo da criança e o tipo de atividade que ela faz. O cabelo cacheado requer um cuidado específico. Devem ser lavado a cada dois dias para não ressecar. É importante sempre usar produtos que hidratem.

Com o cabelo dos bebês o cuidado na lavagem é de acordo com a necessidade dos pais sobre a higienização do dia. O mais importante é usar produtos específicos para essa fase, só para manter o cheiro e o cuidado.

Use produtos específicos para cabelos de Crianças

Como as crianças não têm cabelos oleosos nessa fase, o que só ocorre na adolescência, hoje no mercado existem várias marcas que trazem produtos específicos para crianças. Eles são, no geral, para cabelos lisos ou cacheados.

Geralmente os shampoos infantis são sem sulfato e os cremes e condicionadores sem petrolatos, pelo menos isso seria o correto, pois o sulfato resseca os fios e pode causar alergias até em adultos, imagina em crianças que tem o couro cabeludo mais sensível, já os petrolatos só podem ser usados por adultos, pois formam uma película de proteção que só sai com o uso de shampoo que tem o sulfato na composição.

No mercado existem muitas marcas de produtos para crianças. Você pode escolher qualquer marca, desde que seja elaborada para crianças, pois os produtos para uso infantil possuem composição mais suave, são anti-alérgicos e tem o pH equilibrado para crianças. Lembrando que pH das crianças é diferente dos adultos.

Cortes para meninos

O corte para os bebês é sempre para acertar algumas pontas que estão irregulares, é somente para tomar forma e facilitar na hora de arrumar os fios. Não há um corte específico.  

Para as crianças, o corte mais usado é a base mais baixa e sempre solta nas laterais. E quem falou que meninos não pode usar franja? Os pequenos que usam esses cortes super fashions e com franjas ficam um charme.

Cortes para meninas

O corte para bebês do sexo feminino é sempre na orientação de deixar crescer, então as mães de meninas sempre ficam apreensivas com corte. A dica é sempre acertar as pontas e tentar ver a forma de crescimento para ir vendo como os fios se desenvolvem.

O corte para elas é mais democrático e bem criativo, do curto ao long blond em cima do ombro são os mais pedidos pelas crianças, o que nunca sai da moda são as franjas que deixam as meninas com cara de bonecas.   

 

Anna Louise e Lavínia Miranda gostam dos médios longos, fios retos e franjinha

DICA EM DESTAQUE

· Aplique nos cabelos de seus filhos antes de pegar uma praia ou piscina, um leave-in ou um creme sem enxágue com proteção solar, e coloque chapéus ou bonés nas crianças, isso protege os fios e couro cabeludo também. Assim você evita que os cabelinhos, principalmente das meninas, fiquem com aquelas mechas mais claras de queimado do sol.

· Para manter os cabelos crespos de crianças com os cachos definidos e o volume controlado, a dica é hidratação semanal. Você pode fazer uma umectação por semana com o óleo vegetal natural de coco e o óleo de amêndoas doce vegetal. Este processo vai reduzir o frizz, definir os cachos e dar brilho aos fios.

· Não é aconselhável usar secador e chapinha toda semana e muito menos em cada lavagem. O secador e a chapinha ressecam o fio de adultos, então imagina os de crianças que são mais sensíveis. Indico que lave os cabelos das crianças de manhã ou à tarde, e deixe secar ao natural.

· Químicas como tinturas e alisamentos não são proibidos, mas só podem ser feito em crianças acima de 10 anos, claro com consentimento dos papais.

Até a próxima!

Compartilhamentos