Acumulado de chuvas em dezembro pode ser o triplo do esperado

Previsão do tempo para os próximos dias com ventos até 21km/h indicam que volume de água será superado em até três vezes
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Segundo o Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), o acumulado de chuvas do mês de dezembro pode ser de três vezes mais do que o esperado.

A chuva entre as 21h do dia 23, sexta-feira, e às 9h do dia 24, sábado, foi de 72 milímetros, de acordo com o núcleo do Iepa. A média de chuva para o mês era de 132 mm, e até o dia 24 havia chovido 236 mm.

A previsão nessa semana era que as chuvas chegassem à  aproximados 270 mm.

O Iepa informou ainda que há  previsão de chuvas para o restante do ano, e que,  possivelmente, com novas chuvas, o acumulado mensal pode chegar a 300 mm.

Previsão 

O Núcleo de Hidrometeorologia do instituto divulgou ainda a previsão do tempo até a segunda-feira, 26.

Domingo 25/12:

O céu deverá amanhecer nublado, porém, ao longo das horas do dia deverá ficar com nebulosidade variável em grande parte do Estado. Previsão de chuvas variando de leve a moderada (4 a 20 mm) em boa parte do Estado.

Chuvas mais intensas (10 a 30 mm) devem ocorrer sobre os municípios de Oiapoque, Calçoene, Amapá, Itaubal, Tartarugalzinho e Pracuúba, com maior probabilidade de ocorrência, no período da noite e madrugada. Ressalta-se ainda, a ocorrência de pancadas de chuvas acompanhadas de trovoadas, com destaque para as bacias do Jari, Araguari e Oiapoque.

Em Macapá, Santana e Mazagão, os ventos podem chegar aos 10 Km/h com rajadas de 15 Km/h. As temperaturas deverão oscilar entre mínima de 24ºC e máxima de 31ºC.

Segunda-feira 26/12:

O céu deverá amanhecer parcialmente nublado em boa parte do Estado, permanecendo, nessa configuração ao longo de todo o dia em boa parte do Estado. Previsão de chuva leve (2 a 7 mm) sobre os municípios de Vitória do Jari, Laranjal do Jari, Mazagão, Santana e Macapá.

Chuvas mais intensas (10 a 25 mm), devem ocorrer sobre os município de Oiapoque, Calçoene e Amapá. Em Macapá, Santana e Mazagão, os ventos podem alcançar os 15 Km/h com rajadas de 21 Km/h. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!