Praia de rio ainda é pouco conhecida em Macapá

Praia foi catalogada recentemente por pesquisadores e fica dentro da Área de Proteção Ambiental da Fazendinha
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Boa parte das pessoas que moram em Macapá nem imaginam que bem perto delas existem lugares bons para passar momentos com a família e curtir a natureza, gastando pouco ou quase nada por isso. A Área de Proteção Ambiental da Fazendinha (Apa), distrito de Macapá, esconde uma praia pouco conhecida pela população.

A Praia da Fazendinha foi catalogada em um estudo realizado por pesquisadores do Pará e Amapá e publicado no livro Brazilian Beach Systems que dedicou todo um capítulo para a região litorânea amapaense. Nesse trecho, são elencadas 19 praias oceânicas e 14 praias estuarinas dentro do canal do Norte do Rio Amazonas que somam aproximadamente 190 quilômetros de praias na costa do Amapá.

Caminho para a praia. Fotos e vídeos: André Silva

Para visitar a praia é preciso estar atento ao horário da maré

Para chegar até a Praia da Fazendinha, é necessário caminhar por quase 1,5 quilômetro de palafitas, o que dá aproximadamente 10 minutos de caminhada. Enquanto caminha, o visitante pode vislumbrar a belíssima paisagem que se formou no lugar com árvores de açaí e de outras espécies.

No local moram aproximadamente 100 famílias. Elas sobrevivem da pesca, exploração de madeira (serralheria) e da construção e manutenção de embarcação, como é caso do pescador e marceneiro, Pedro Wanderlei Gonçalves, de 64 anos. Ele já mora no distrito há mais de 20 anos e conta que o lugar recebe poucos visitantes apesar da beleza que oferece.

“Minha profissão é essa, carpinteiro naval. Quando não tá dando nesse ofício eu vou pra pesca”, disse o morador.

O amigo e vizinho Raimundo Sousa da Silva, de 65 anos, mora no local há 28 anos.

“Esse lugar pra mim é tudo. É preciso que as pessoas continuem preservando esse lugar, a gente faz a nossa parte”, falou Sousa.

Pedro Gonçalves, pescador e carpinteiro naval

Família Araújo sempre visita a praia

Além de moradores, a praia recebe algumas pessoas de outros bairros como a família Araújo, que vai ao local uma vez por semana para esfriar a cabeça e se divertir.

Para ter melhor acesso à praia, o visitante precisa ficar atento a maré. Nesse período o melhor horário para visita é de 11h às 16h, quando a água está recuada.

Para chegar à Praia da Fazendinha, os visitantes precisam entrar na Avenida Maria Oliveira Santana, que passa em frente ao Ceta Ecotel, e descer em direção ao rio.

Praia fica dentro da APA da Fazendinha

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!