De frente para a cidade, novo São José ficará pronto em 20 dias

Nova imagem terá três metros de altura e vai pesar uma tonelada.
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

A nova estátua de São José, padroeiro do Amapá, ficará pronta em 20 dias, segundo prevê a Associação Comercial e Industrial do Amapá (Acia), responsável pela nova imagem, que, ao contrário da atual, será posta na pedra do guindaste, no rio Amazonas, de frente para Macapá.

A ideia de mudar as estátuas, substituindo a atual por uma maior, partiu da Diocese de Macapá. Segundo a entidade, a nova imagem terá três metros de altura e vai pesar uma tonelada.

“Se ele ficar de costas, a beleza do santo não será apreciada por quem estiver na orla. A imagem que está lá foi colocada de frente porque as embarcações chegavam por ali com passageiros. Quem abençoa a cidade é o menino Jesus que está nos braços dele, e, como ele vai abençoar estando de costas?”, questionou o presidente da Acia, Altair Pereira.

O governo do estado, segundo a Acia, comprometeu-se em fazer a recuperação do bloco de concreto que foi colocado no local da antiga pedra do guindaste, demolida por um embarcação depois de um acidente.

A água está infiltrando na estrutura e se a nova estátua for colocada em cima, pode ruir. A nova base será revestida por laterita, material da antiga pedra, para dar a impressão de que a estrutura é a original. Bloco fica a 300 metros da orla da cidade.

“A ideia é recuperar o bloco e deixá-lo mais alto e mais robusto, e revesti-lo com o material que era da pedra que havia ali”, falou o presidente da Acia.

A estátua está sendo esculpida pelo artista piauiense Lindomar Plácido. Altair Pereira disse que tentou contratar artistas locais, mas não conseguiu. O mesmo artista vai restaurar a antiga imagem que será colocada em frente a Fortaleza de São José.

“Assim como tem cariocas que nunca foram ao Cristo Redentor, tem muito amapaense que nunca foi até a Fortaleza de São José, e acredito que isso será um atrativo. Essa mudança será um grande marco para o turismo do Amapá, eu acredito”, disse Altair Pereira.

Estátua está sendo esculpida pelo artista piauiense Lindomar Plácido Fotos: Arquivo Pessoal

Curiosidade

No século passado, a pedra do guindaste teve como finalidade servir de alvo aos exercícios de tiro dos soldados, ao norte da Fortaleza de São José de Macapá.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!