PF cumpre mandados em casas de ex-deputados federais

Entre os procurados estão Badú Picanço e Antônio Feijão, além de servidores e dirigentes do DNPM
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (15) novas fases das operações “Minamata” e “Estrada Real”, ambas relacionadas à exploração ilegal de ouro no Estado do Amapá. Mandados de prisão foram cumpridos em residências de dois ex-deputados federais.

Os policiais estiveram na casa do ex-deputado Badú Picanço, no Bairro Jesus de Nazaré, e na residência do ex-deputado Antônio Feijão, no Bairro Central de Macapá. A PF não confirmou oficialmente os nomes, mas o portal SELESNAFES.COM apurou que os dois estão sendo procurados.

Entre os alvos também estão servidores e ex-dirigentes do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Os funcionários públicos são acusados de facilitar licenças e concessões em troca de R$ 100 mil de propina por mês, segundo a PF. Além disso, eles seriam omissos na fiscalização.

Viatura da PF em frente à casa do ex-deputado federal Badú Picanço. Foto: Olho de Boto

Agentes cumpriram 12 mandados de busca e apreensão. Foto: Ascom/PF

Ao todo, foram expedidos 10 mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão nas cidades de Macapá, Santana e Calçoene. É 2ª fase da Minatamata, que deflagrada em novembro e que prendeu o promotor aposentado Moisés Rivaldo, acusado de liderar um grupo que explorava ouro ilegalmente no Garimpo do Lourenço (Calçoene). Neste caso, a PF e o Ministério Público Federal também investigam a exploração de trabalho escravo, corrupção e crimes ambientais.

Já a Estrada Real, que agora chegou à 3ª fase, investiga o funcionamento de um garimpo ilegal no município de Tartarugalzinho.

Os crimes atribuídos são: usurpação de bem da União, trabalho escravo, organização criminosa e lavagem de dinheiro, crimes cuja as penas podem chegar a 30 anos de prisão. Por enquanto, a Policia Federal não dará entrevista coletiva, mas deve apresentar um balanço das duas operações no fim do dia. 

PF e MPF investigam exploração ilegal de ouro, crimes ambientais e trabalho escravo

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!