Cortes de energia em órgãos públicos levam prefeitos à CEA para negociações

São quase R$ 700 mil em dívidas referentes aos meses de fevereiro e março, abrangendo todos os municípios.
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Prefeitos de Amapá, Oiapoque e Pracuúba estiveram na Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) na tarde desta quarta-feira (25), em busca de negociação das dívidas com a autarquia, que iniciou uma ação de cortes no fornecimento de energia de órgãos públicos em débito. São quase R$ 700 mil em dívidas referentes aos meses de fevereiro e março, abrangendo todos os municípios amapaenses.

De acordo com a CEA, os municípios estão descumprindo um acordo firmado em janeiro deste ano.

Os cortes iniciaram na terça-feira (24), e abrangem todos os municípios, com exceção de Macapá, onde ocorre uma negociação de contas; e Laranjal do Jari, que está em estado de emergência, por causa das cheias do rio.

Cortes iniciaram nesta quarta-feira Foto: Arquivo

Por meio de um acordo, todos os débitos referentes a vários anos anteriores foram quitados. A negociação ocorreu através de um encontro de contas entre a estatal e os municípios, e teve o acompanhamento e aprovação do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap).

“Até dezembro de 2017 houve um encontro de contas que todo o passivo passado foi zerado”, disse o gerente de grandes devedores da CEA, Denis Mendes.

Gerente de grandes devedores da CEA, Denis Mendes Foto: André Silva

“Pagamos o mês de fevereiro e março, ficando apenas o de abril, que iremos pagar. O Amapá está quite com a CEA”, disse, aliviado, o prefeito de Amapá, Carlos Sampaio.

Prefeito de Amapá, Carlos Sampaio Foto: André Silva

A CEA informou que não está suspendendo o fornecimento de energia em escolas e postos de saúde, e pediu que os demais prefeitos compareçam à companhia, para quitação dos débitos.  

As equipes da CEA passaram parte da manhã desta quarta-feira realizando cortes em prédio públicos de Santana. A companhia não informou o débito daquele município.  

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!