Alunos do Amapá terão experimento lançado à estratosfera

Estudantes concorreram com alunos de todo Brasil
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

Alunos do Instituto Federal do Amapá (Ifap) foram selecionados para lançar experimentos na estratosfera pelo projeto Garatéa-E, da Universidade de São Paulo (USP). O trabalho de estudantes com a ajuda de professores é sobre a levedura de um fungo a condições espaciais. 
O lançamento será no mês de agosto, em São Paulo. O grupo foi um dos três selecionados da Região Norte. Além disso, a seleção mostra que o Amapá tem potencial para a pesquisa científica.
Segundo os alunos, o experimento dos estudantes pretende descobrir como as condições atmosféricas influenciam seres microscópicos.
“Escolhemos um micro-organismo muito importante dentro da área de alimentos, que é a saccharomyces cerevisiae, muito presente nas panificadoras, por exemplo”, disse Driely Almeida. 

Alunos e professores que desenvolvem o projeto no Ifap. Fotos: divulgação

Segundo ela, o processo do experimento busca colocar a levedura em duas caixas, uma com glicose e outra sem para ver como o corpo se comporta nas condições do meio estando fora da estratosfera.
Para o professor  Cássio Santos, os experimentos selecionados serão integrados em recipientes fixados a um balão de alta altitude com gás hélio desenvolvido pelo grupo Zenith.
“A plataforma de voo atinge mais de 30km de altitude após quase 1h30 de voo. Depois que a pressão baixar, o balão estourará e a sonda enviada voltará para o solo, a partir disso, os experimentos retornam para os alunos darem prosseguimento as análises que serão feitas após a viagem”, explicou.
Garatéa-E 
A Garatéa – E é um desafio proposto pelo grupo Zenith, da USP de São Carlos, e conta com o apoio da Missão Garatéa. A atividade é focada na divulgação científica para o ensino fundamental e médio.
Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!