Suposto ovo de plástico em supermercado do AP é fake news, dizem empresas

Consumidor alega ter comprado produto em unidade da zona sul
Compartilhamentos

RODRIGO INDINHO

Após internautas amapaenses se depararem com um vídeo onde um consumidor denuncia ter comprado uma bandeja de ovos de plástico num supermercado na zona sul de Macapá, a empresa desmentiu a informação, por meio de nota, e diz se tratar de “fake news” (notícias falsas).

No registro, com mais de 167 mil visualizações no You Tube, o consumidor reclama da textura, do cheiro e diz que o produto não é de galinha caipira e é feito de plástico. A compra teria acontecido em um supermercado no bairro Novo Buritizal. Assista:

Vigilância Sanitária

A diretora da vigilância sanitária de Macapá, Anaid Menezes, explicou que o produto mostrado no vídeo está licenciado e não há nenhuma suspeita de clandestinidade ou fraude.

A gestora disse também que algumas mudanças na consistência do produto podem acontecer em casos como quando ele é transportado de um estado para outro ou de acordo com a idade do animal.

“A película mais branca pode ser de um animal mais novo, por ele produzir mais cálcio. Um animal de idade mais avançada, uma galinha, pode também produzir alterações”, destacou Anaid Menezes.

Anaid Menezes: produto é licenciado e não há possibilidade de fraude. Foto: Rodrigo Indinho

Diagro

Já o coordenador de inspeção de produtos de origem agropecuária da Diagro, Flávio de Paula, esclareceu que produtos não registrados são apreendidos em barreiras ou em fiscalizações nos próprios locais de produção. Ele alerta para o perigo de notícias falsas.

“Com o advento da tecnologia e da internet, temos que ter cuidado em fazer afirmações, como nesse caso”, disse.

Flávio de Paula, da Diagro: produtos sem registro são apreendidos. Foto: Rodrigo Indinho

Nota de esclarecimento

Através de nota, o supermercado esclareceu que o vídeo postado pelo consumidor, onde ele afirma que comprou ovos “de plástico” em uma de suas unidades, trata-se de um “fake news”.

A empresa e a produtora dos ovos, a Avine Comercial e Avícola do Nordeste LTDA, afirmam ter compromisso com os seus clientes na comercialização de produtos de alta qualidade e garantindo principalmente o alto padrão e a preservação da saúde de seus consumidores.

Quanto ao fato postado pelo consumidor, as duas empresas dizem que já foram adotadas todas as medidas cabíveis para responsabilizá-lo. Para não restar nenhuma dúvida, abaixo nota de esclarecimento da Avine.

Brasil não compra ovos da China

Em todo o Brasil, vem circulando vídeos de pessoas que afirmam que compararam ovos de plástico importados da China. A possibilidade do fato ser verdade porém é praticamente nula, pois segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o Brasil não importa esse produto do país asiático.

A reportagem do portal SELESNAFES.COM apurou que não há registro de arrecadação do item “ovos de aves” nos dados divulgados pelo órgão que registra a balança comercial entre os dois países.

Supermercado e empresa avícola tomarão medidas contra falsa denúncia. Foto: Rodrigo Indinho

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!