Após aumento de casos, ações contra Doença de Chagas são intensificadas

A principal probabilidade de transmissão da doença é o consumo de açaí contaminado. Vigilância Ambiental faz vistorias em batedeiras de açaí e recolhe amostra para análises de qualidade
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Depois da confirmação de 20 casos de Doença de Chagas nos dois maiores municípios do Estado, a capital Macapá e a cidade de Santana, as autoridades intensificaram as ações preventivas.

Nesta terça-feira (28), técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) fizeram exames nos contatos diretos dos casos confirmados da doença. Até o momento, 12 foram registrados. Segundo a Superintendência de Vigilância da Saúde (SVS) do Estado, em Santana foram confirmados 15 casos. Em todos os 27 confirmados, a principal probabilidade de transmissão da doença é o consumo de açaí contaminado.

Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica de Macapá, os casos mais recentes foram no bairro Pantanal, onde foram registrados três, e no conjunto Macapaba, com dois. Os pacientes já estão em tratamento.

A Vigilância Ambiental agora faz a busca ativa nas áreas onde os casos foram registrados para tentar encontra o vetor. O órgão também faz vistorias em batedeiras de açaí e recolhe amostra para análises de qualidade.

Durante a coleta, técnicos orientam os manipuladores de alimentos sobre a necessidade de um maior comprometimento acerca das boas práticas de manipulação e armazenamento, de acordo com os princípios de higiene.

Foto de capa: Arquivo/SN

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!