Amapá tem queda na ativação de novos telefones móveis

Anatel acredita que a crise tenha provocado a diminuição.
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que a ativação de novas linhasamapá de telefonia móvel no Amapá apresentou queda de 23% num período de dois anos. De julho de 2017 a julho de 2018, houve um pequeno aumento de 3% em novas linhas. Segundo análise da agência, a causa é simples:  quem tinha um chip pré-pago de cada operador, com a crise, acabou optando por um ou dois.

Outro fator apontado pelo gerente da Anatel no Amapá, Edward Aires, é a mudança de hábito do usuário, que, ao invés de ligar, passou a utilizar mensagens de texto e de áudio de aplicativos para se comunicar. Os jovens são a maioria nesse público, segundo o gerente.

“Para você se comunicar com outras pessoas pelo aplicativo, você não precisa ter chips de várias operadoras, porque você usa a internet. Então, tendo um smartphone com um chip de uma operadora e um pacote de internet, você se comunica com qualquer pessoa em qualquer lugar no mundo”, falou Aires.

Gerente da Anatel no Amapá, Edward Aires Foto: André Silva

Até julho deste ano, o Amapá tinha 741 mil linhas ativas, e isso engloba tanto as linhas pré pagas como as pós pagas. Entre julho de 2017 e 2018 foram 22 mil novas linhas ativadas no estado.

Segundo Aires, esse número não corresponde apenas a linhas de telefonia móvel, mas, ao aumento do uso de maquininhas de cartão em estabelecimentos comerciais.

Anatel no Amapá Foto: André Silva

“Tem um outro elemento chamado de máquina à máquina. Se você vai ao supermercado, quantas maquininhas de cartão tem ali? Posto de gasolina, bares, cada um é uma operadora”, ressaltou o gerente.

A estudante Thais Pereira, de 19 anos, disse que é muito difícil usar o telefone para fazer ligações direto do chip, porque prefere usar o mesmo aplicativo de mensagens.

“Eu uso muito a internet de todos os aplicativos, Facebook, Whatsapp. Muito difícil passar o dia sem ligar”, disse a estudante.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!