Desocupação na Orla não leva em conta comerciantes regularizados, diz defesa

Estabelecimentos legalizados não são diferenciados das áreas de invasão, segundo advogado
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Uma ação do Ministério Público Federal requer ao Estado e ao Município de Macapá a remoção das famílias e estabelecimentos comerciais que atualmente ocupam uma área de preservação do Rio Amazonas, pertencente à União.

A região fica na Rua Beira Rio, entre a orla do Bairro Perpétuo Socorro e a Praça Zagury. Os moradores e proprietários foram notificados da situação, oficialmente, esta semana.

O advogado Pablo Nery, que atua na defesa de alguns comerciantes da área, avalia que o problema da ação do MPF é que ela não individualizou a situação de cada ocupante da área e que há estabelecimentos em situação regular.

“Têm clientes que estão há anos, exercem atividade comercial regularmente, tem alvará de funcionamento. E tem uma área de invasão. Essa generalização está causando todo o problema”, diz o advogado.

Área (marcada em vermelho) a qual é prevista a desocupação. Fotos: MPF/reprodução

Nery disse ainda que existem pequenos comércios irregulares ao lado do campo de futebol da Zagury.

Ainda não há decisão da Justiça sobre o caso e uma audiência de conciliação deverá ocorrer nos próximos dias. 

A ação

Dentro da ação, publicada em março pelo procurador da República, Joaquim Cabral da Costa Neto, é previsto o remanejamento dos ocupantes para abrigos e o recebimento de aluguel social até que se conclua o processo de inclusão em programas habitacionais

O processo prevê também a demolição de todas as construções irregulares no local. A retirada dos entulhos e a mudança dos ocupantes deverá ser feita pela União e pela prefeitura.

Comércios próximos de campo de futebol da Zagury estariam irregulares

A ação do MPF exige também, em 12 meses, a recuperação da função ecológica, hidrogeológica e urbanística do local.

Em inspeção realizada pelo Ibama em outubro de 2017, foi constatado a edificação de pelo menos 25 residências de tipo palafita, há também um lote murado de grandes proporções e pneus ao relento que podem acarretar em dano ambiental e à saúde.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!