Em despedida, amigos falam de pioneirismo de velejador e acreditam em fatalidade

Vítima de acidente no domingo era um dos precursores do esporte no Amapá
Compartilhamentos

RODRIGO INDINHO

O velório do empresário e velejador Alexandre Ferreira de Souza, de 38 anos, ocorreu na manhã desta terça-feira (4), em uma capela no Bairro Santa Rita, em Macapá. Familiares e amigos se despediram do kitesurfista, vítima de um acidente no domingo (2), quando praticava o desporto com amigos, entre o Complexo do Jandiá e a Orla da Beira Rio.

O amigo e presidente-fundador da Associação de Velejadores do Amapá (Avap), Jim Davis, comentou que a fatalidade será um marco no kitesurf do Amapá, para que os praticantes reforcem as condições para garantir a segurança no esporte. 

“Continuamos a acreditar que o kitesurf pode ser praticado de forma segura”, disse o colega de Alexandre Souza. 

Amigos de Alexandre Souza destacaram experiência do velejador. Fotos: Rodrigo Indinho

Davis também recordou que conheceu o amigo na Ilha de Mosqueiro, em Belém do Pará, começando a praticar o kitesurf.

“Ele apareceu com outro amigo e teve contato com o kite e, dois anos depois, veio morar em Macapá. Era uma pessoa excepcional, um grande amigo, atleta esforçado, um pai de família. É uma perda muito grande”, disse.

Jim Davis: grande perda

O capitão Edgar, do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) era amigo de Alexandre e também pratica o esporte. Ele explicou que o local sempre foi propício para velejar e avalia que pela experiência de Alexandre Souza, de mais de oito anos de kitesurfe, que o que ocorreu foi mesmo um acidente.

“Embora seja um esporte individual, é um esporte radical e que tem riscos que podem ser controlados com todos os parâmetros de segurança que são repassados durante as instruções. Alexandre era um dos mais experientes velejadores, sócio-fundador e um dos precursores no Estado e, realmente, o que aconteceu foi uma fatalidade”, declarou o capitão.

Capitão Edgar: participação nas buscas após o desaparecimento do amigo

O bombeiro participou, durante o domingo, das operações de resgate e contou ao portal SELESNAFES.COM que não há indícios de machucado no empresário e é provável que a causa da morte tenha sido afogamento, porém não esclarecido em quais circunstâncias.

O sepultamento de Alexandre Ferreira de Souza ocorre no Cemitério São José, no Bairro Buritizal, na zona sul de Macapá. O velejador era também empresário do setor de tecnologia, era casado e deixou dois filhos. Um deles, de 3 anos de idade, fazia aniversário no dia em que o pai sofreu o acidente e foi considerado desaparecido.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!