512 mil eleitores amapaenses são esperados no domingo

TRE garante estar com tudo pronto para o dia da votação
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE) garantiu na tarde de segunda-feira (1º), que está tudo pronto para a votação das Eleições 2018, no domingo (7). A expectativa é de que os 512 mil eleitores se façam presentes nas 1.637 seções eleitorais espalhadas pelo estado.

Neste ano, 1.986 urnas serão utilizadas no processo, além daquelas que ficam de reserva, caso aconteça algum problema técnico com um dos equipamentos. Elas já foram avaliadas e liberadas, e as que precisam chegar a seções muito distantes dentro do estado, já estão estrategicamente alocadas em municípios próximos desses locais, aguardando o momento do transporte, que será feito pelo Exército Brasileiro.

O processo de preparação para este dia iniciou no fim da última eleição, em 2016, segundo o assessor jurídico do tribunal José Seixas.

“Tudo dentro do planejado. As forças de segurança locais estão em sintonia com a nossa comissão de segurança. As urnas já estão com os dados devidamente carregados. Enfim, tudo caminhando dentro do esperado”, falou Seixas.

Para dar conta de tantas seções, o TRE preparou 6.264 mesários e 541 coordenadores, que passaram por cursos ofertados pelo órgão, de forma presencial e à distância.

Segundo o assessor jurídico, Macapá continua tendo a maior zona eleitoral do estado, com 293.167 eleitores aptos a votar, seguido de Santana, com 77.549 eleitores. O município que apresenta o menor domicílio eleitoral do estado é Pracuúba, com  3.290 eleitores. Ao todo, são 512.110 eleitores no Amapá, sendo 51% composto de mulheres e 49% de homens.

Segurança

Para compor a força de segurança para esse pleito, o TRE conta com a colaboração das principais instituições, como Polícia Federal, que disponibilizará 77 agentes; PM, com 1.100 policiais, sendo 386 só em Macapá; Aeronáutica, que vai auxiliar no transporte aéreo; Exército, para o transporte fluvial das urnas; Guardas Municipais de Macapá e Pedra Branca, que farão a segurança nas zonas eleitorais nos seus municípios, e 47 soldados do Corpo de Bombeiros Militar.

A votação acontece no domingo, a partir de 7h, seguindo até as 17h. O eleitor deve levar em mãos o título de eleitor e documento com foto.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!