DA REDAÇÃO
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que está em fase final a manutenção do mamógrafo do Hospital de Clínicas Alberto Lima e que a realização dos exames de mamografia pelo Estado tem sido garantidas através de um convênio com o Hospital São Camilo.
A procura pelo exame é considerada baixa, segundo a secretaria. Entre outubro de 2017 e julho de 2018 foram realizadas 668 mamografias, uma média de 67 por mês.
O Ministério Público Federal no Amapá (MPF) voltou a pedir à Justiça a aplicação de multa ao Estado e à União, no valor de R$ 2,5 milhões, por descumprimento de ordem judicial que determinou o conserto do único mamógrafo existente na rede pública, além da compra de um novo aparelho.
Sobre a aquisição de um novo mamógrafo, a Sesa disse que três vezes não apareceram empresas interessadas em vender o aparelho devido o baixo valor oferecido para compra.
O valor obtido para a aquisição, oriundo de emenda parlamentar, então foi suplementado pelo Fundo Estadual de Saúde. Com a medida, uma quarta empresa mostrou interesse e o processo está em andamento. A compra pode ser acompanhada no portal Compras Amapá, no endereço www.compras.ap.gov.br, na aba de licitações encerradas.