Desembargador nega seguimento a recurso que pretende anular eleição ao Senado

Após indeferimento, Janete Capiberibe já ingressou com um novo recurso, desta vez no TSE
Compartilhamentos

SELES NAFES

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP), desembargador Manoel Brito, não aceitou recurso especial eleitoral interposto pela deputada federal Janete Capiberibe (PSB), que pretende anular a eleição para o Senado no Amapá. A ex-candidata ao Senado terminou em terceiro a disputa, perdendo a segunda vaga para Lucas Barreto (PTB).

O recurso, que pretendia chegar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não passou no crivo de admissibilidade que analisa requisitos constitucionais, como estar dentro do prazo, a chamada tempestivamente; e se há diferença de compreensão do TRE sobre determinado item da legislação.

Ao não aceitar receber o recurso, o desembargador avaliou que o pedido não mostrava que houve violação direta da lei em decisão anterior do colegiado do TRE.

No último dia 19 de outubro, Janete Capiberibe teve o pedido para anular a eleição para o Senado rejeitado por três votos a um. A ex-candidata alega que perdeu eleitores quando o TRE decidiu fazer constar no sistema de totalização que seus votos estavam anulados. Essa decisão ocorreu um dia depois de o TSE ter indeferido todas as candidaturas do PT, incluindo do vice, Marcos Roberto Marques. 

A condição de “votos nulos” foi a mesma situação do marido, o candidato ao governo do Estado João Capiberibe (PSB), que foi derrotado por Waldez Góes (PDT) no segundo turno.

Janete e João Capiberibe tiveram os votos invalidados. Foto: André Silva/SN

No julgamento do pedido de anulação da eleição, o MPE e a maioria dos desembargadores se posicionaram de forma contrária a um novo pleito por entenderem que todos os procedimentos foram feitos de acordo com o que determina a lei eleitoral.

A batalha, no entanto, dá sinais de que está apenas começando para o PSB. Após ter o recurso negado por Manoel Brito, Janete Capiberibe já ingressou com um agravo de instrumento junto ao TSE.

O caso deverá ser relatado pelo ministro Og Fernandes, o mesmo que permitiu a substituição do vice de Capiberibe, mesmo depois do fim do prazo para esse procedimento.

Antes disso, no dia do primeiro turno, Og Fernandes validou os votos do PSB.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!